Ibovespa abre em alta, a despeito de queda do IBC-Br e CPI da covid

Indicador da atividade econômica divulgado pelo Banco Central recuou em março, porém abaixo do esperado pelo mercado

Depois de uma forte queda na véspera, o Ibovespa começa a manhã desta quinta-feira, 13, de bom humor. Descolado do mercado externo, que ainda apresenta retração, o índice reage principalmente ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador teve queda de 1,59% em março de 2021 na comparação com fevereiro. Apesar do recuo, é uma queda bem menor do que a esperada por analistas, de 3,40%.

No entanto, impedindo um otimismo maior com o Ibovespa, está a tensão política. Ontem, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, depoimento de Fabio Wajngarten, atual secretário-executivo do Ministério das Comunicações e ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, foi marcado por tensão. Ao longo do dia, senadores acusaram Wajngarten de se contradizer e mentir.

Com isso, os parlamentares da Comissão pediram a prisão de Wajngarten. Mas o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, se posicionou contra a prisão. Agora, depois de Wajngarten, senadores ouvem a presidente e o ex-presidente da Pfizer no Brasil, Marta Díez e Carlos Murillo,

O Ibovespa apresenta alta de 0,36%, a 120.139 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 13 de maio de 2021

Apesar da leve alta do Ibovespa, o mercado externo vai em sentido contrário. Investidores ainda reagem, mesmo dias depois, aos dados de inflação nos Estados Unidos. Seguindo a preocupação generalizada do mercado financeiro nos últimos dias, inclusive afetando o Ibovespa, a alta no indicador foi de 0,8% em abril frente a março, bem acima do esperado, de 0,2%. O que amplifica o temor em relação à inflação, com possíveis mudanças do Federal Reserve.

Assim como ontem, bolsas asiáticas seguiram o pessimismo americano, fechando em sua maioria em queda. No Japão, o índice Nikkei caiu 2,49%, principalmente por queda de 7% nas ações do Softbank Group. Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em queda de 1,25%. Já na China continental, as ações do Shanghai composto recuaram 0,96%; enquanto as do componente Shenzhen caíram 1%. Em Hong Kong, o Hang Seng Index caiu 1,64%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes