Ibovespa hoje abre com cautela sob mercado externo morno

Investidores voltam sua atenção para o Orçamento 2021, cujo prazo para sanção do governo é dia 22

Após uma semana positiva com indicadores fortes no mercado externo e máximas históricas nas principais bolsas lá fora, o Ibovespa hoje começa o dia com um pouco mais de cautela diante de um exterior mais morno. O indicador mira sua atenção para o noticiário doméstico e abre entre perdas e ganhos nesta segunda-feira,  19.

O foco dos investidores continua no Orçamento 2021 que, após um longo período de idas e vindas, entra em sua semana decisiva. Afinal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem até a quinta-feira, 22, para sancionar ou vetar o texto aprovado pela Câmara e dar prosseguimento à matéria.

Enquanto isso, surpreendeu positivamente o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que indica a tendência para o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje pelo Banco Central. De acordo com o indicador, houve alta de 1,70% em fevereiro de 2021 na comparação com janeiro. Uma mediana de expectativas traçada pela Bloomberg, economistas aguardavam um crescimento menor no período, de 0,9%.

Já os economistas do mercado financeiro reduziram novamente as projeções de crescimento para a economia brasileira em 2021, segundo Relatório Focus do Banco Central divulgado na manhã desta segunda-feira. Agora, a mediana das expectativas caiu de 3,08% para 3,04%. A mediana de 2022, enquanto isso, oscilou positivamente, com uma previsão de que o PIB cresça 2,34%, ante projeção de 2,33% da semana anterior.

Também pesou no ânimo dos investidores a previsão para a inflação em 2021, que voltou a subir no boletim semanal Focus, do Banco Central.  Economistas ouvidos pelo BC, que na semana passada previam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fecharia o ano em 4,85%, revisaram agora para 4,92%. Acima, portanto, da meta prevista pelo governo para 2021, de 3,75%.

O boletim do BC também prevê agora uma inflação maior para 2022. Na última pesquisa, a previsão era de um IPCA de 3,53% para o próximo ano. Agora, é de 3,60% ao ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerada a inflação oficial do país, passou a acumular uma alta de 6,1% em 12 meses até março, após subir 0,93% nesse mês, maior alta para um mês de março desde 2015.

Às 10h11 (pelo horário de Brasília), o Ibovespa registrava leve queda, de 0,12%, aos 120.965 pontos. 

Ibovespa hoje, 19 de abril de 2021

Já no mercado exterior, após uma semana com noticiário quente, investidores americanos focam sua atenção na vacinação. Na última semana, a FDA (Food and Drug Administration), espécie de Anvisa dos EUA, interrompeu o uso da vacina da Johnson & Johnson’s após seis mulheres desenvolverem um tipo raro de coágulo sanguíneo.

Mas, no domingo, Anthony Fauci, conselheiro chefe da Casa Branca para questões médicas, confirmou que os EUA devem em breve voltar a administrar a vacina. Assim, a ideia é apenas adicionar algum tipo de aviso ou restrição.

Além disso, o mercado americano aguarda mais divulgações de resultados de empresas após a última semana positiva com números de bancos. Nesta segunda-feira, Coca-Cola, IBM e United Airlines devem divulgar dados do último trimestre.

Por fim, as bolsas asiáticas fecharam em leve alta nesta segunda-feira. No entanto, a Índia continua preocupando parte dos investidores após acelerar novamente o número de casos e de mortes por covid-19.

Você pode gostar também
buy cialis online