Ibovespa abre em alta com indicadores domésticos

Divulgação de resultados externos e texto da reforma tributária no Brasil também estão no radar

Com uma agenda para a semana cheia de indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, 3. No radar dos investidores novos números do Relatório Focus do Banco Central. De acordo com o boletim divulgado nesta manhã, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021 cresceram mais uma vez, indo de 3,09% para 3,14%. Já para 2022, a mediana caiu de 2,34% para 2,31%.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve como uma forma do Banco Central medir a inflação do País, teve no boletim uma elevação de 5,01% para 5,04% em 2021 e de 3,60% para 3,61% para 2022. A mediana das projeções para a Selic, taxa básica de juros, se manteve em 5,50% ao ano para 2021, mas subiu de 6,13% para 6,25% em 2022. Por fim, quanto ao dólar, as expectativas se mantiveram em R$ 5,40 para 2021 e o mesmo valor pra 2022.

Além disso, investidores do Ibovespa já começam a olhar para a reunião do Comitê de Política Monetária na quarta-feira, 5. Fica também no radar do mercado o relatório final da Reforma Tributária, com expectativa de que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), receba o texto ainda hoje. Lira ainda afirmou que a aprovação da matéria é prioridade do Legislativo, com possíveis desdobramentos ao longo de toda a semana.

Com isso no radar, o Ibovespa registrava alta de 0,30%, às 10h20 (horário de Brasília), a 119.254 pontos.

Ibovespa hoje, 3 de maio de 2021

Assim como no Brasil, o mercado externo também está movimentado com indicadores. Há ganhos no exterior antes de discurso do presidente do Federal Reserve (Fed) à tarde, com possíveis novidades sobre a política monetária dos Estados Unidos. Além disso, ressoa no Ibovespa a espera por outros indicadores econômicos norte-americanos, como o Relatório do Emprego. O indicador deve dar um panorama maior sobre a recuperação econômica do País.

Já as bolsas asiáticas registraram queda em sua maioria, mas com índices da China, Japão e Tailândia fechados para o feriado. Ainda há preocupação principalmente com a Índia, que registrou mais de 400 mil novos casos de Covid-19 em um único dia no final de semana, aumentando a preocupação de investidores. No Brasil, a média móvel de mortes em 7 dias no Brasil ficou em 2.407. É uma queda de 16% em comparação com 14 dias antes.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes