Ibovespa opera em alta com poucos indicadores e feriado nos EUA

Com mercado americano fechado pelo Memorial Day, Ibovespa reage ao Focus e de olho na Europa e Ásia

Após fechar a última semana no positivo, o Ibovespa abre em alta nesta segunda-feira, 31. Enquanto nos Estados Unidos o mercado está fechado por causa do Memorial Day, no Brasil a principal movimentação acontece pela divulgação do Relatório Focus. Desta vez, economistas ouvidos pelo Banco Central elevaram de novo a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto de 3,52% para 3,96%. Mas para  2022 reduziram de 2,3% para 2,25%. na pesquisa de hoje.

As projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também tiveram uma alta no relatório, de 5,24% para 5,31% em 2021 e de 3,67% para 3,68% em 2022. Além disso, a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, também subiu. Foi de 5,50% ao ano para 5,75% ao ano em 2021. Para 2022, a projeção se manteve em 6,50% ao ano. Por fim, o que se manteve foi o dólar, em R$ 5,30. É o mesmo valor esperado para encerrar 2022.

Além disso, também no noticiário doméstico, segue a preocupação com a crise hídrica, que pode gerar apagões no segundo semestre do ano, num dos piores níveis de hidrelétricas em 91 anos. Também preocupa o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, com hospitais apresentando lotação. Em São Paulo, o hospital particular Albert Einstein já está com 106% de lotação. Ou seja: há mais pacientes esperando internação do que leitos.

Assim, com isso no radar, o Ibovespa abre em alta de 0,43%, aos 126.101 pontos, às 10h11 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 31 de maio de 2021

Com o mercado americano fechado, as atenções se voltam para as bolsas europeias e asiáticas. No Velho Continente, há preocupação com o índice DAX, da Alemanha, que registra uma queda de 37 pontos, a 15.482, impactado pelo Deutsche Bank. Afinal, a instituição financeira está na mira após reportagens de veículos alemães afirmarem que o Federal Reserve está preocupado com as práticas contra lavagem de dinheiro implementadas. O Federal Reserve diz que as falhas persistentes no controles de combate à lavagem de dinheiro não são resolvidas.

Do outro lado, trazendo positividade para a Zona do Euro, está um relatório sobre a perspectiva econômica da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O relatório diz que deve haver recuperação econômica, mas de maneira desigual. Com isso, a OCDE prevê alta de 5,8% no Produto Interno Bruto global em 2021, frente a uma contração de 3,5% em 2020. Para o G20, crescimento de 6,3%, e para a Zona do Euro, de 4,3%.

Por fim, já na Ásia, a principal notícia são os PMIs (Índices Gerentes de Compras) da China, que medem o nível de atividade econômica no País. Assim, em maio, o Índice Gerente de Compras composto do país chegou ao terceiro mês consecutivo de alta, a 54,1 pontos. Já o PMI industrial caiu de 51,1 pontos em abril para 51 pontos em maio.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes