Ibovespa abre em alta à espera de Copom e de olho na CPI da covid

Copom divulga nova Selic após o fechamento do mercado em dia em que a CPI da covid-19 ouve o ex-ministro da Saúde Nelson Teich

Depois de um dia de forte queda, o Ibovespa abriu a quarta-feira, 5, em alta. No radar de investidores está a espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve elevar a Selic em 0,75 ponto porcentual, na avaliação de muitos analistas e economistas. Enquanto isso, no noticiário corporativo, ações do Bradesco ajudam o índice a subir, após divulgar lucro de R$ 6,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021, resultado 74% superior ao primeiro trimestre de 2020.

No entanto, azedando um pouco do clima do Ibovespa, está o resultado da produção industrial, que caiu 2,4% em março, em comparação com fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o segundo mês de retração do indicador, que tinha uma expectativa de queda de 3,5%.

Enquanto isso, no noticiário político, também clima quente com o segundo dia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Depois do depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, na terça-feira, 4, parlamentares ouvem hoje o também ex-ministro Nelson Teich. Na véspera, Mandetta voltou a afirmar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu a alteração da bula da cloroquina para se tornar um medicamento contra a covid, mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia do remédio para o tratamento.

Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou o fim da comissão mista sobre a Reforma Tributária devido ao término do prazo regimental. Nos próximos dias, o tema deve retornar ao noticiário.

 

Ibovespa hoje, 5 de maio de 2021

Também influenciando o Ibovespa estão os resultados econômicos dos Estados Unidos. De acordo com o Relatório de Emprego ADP, foram criadas 742 mil vagas no setor privado em abril. Ficou abaixo das expectativas de analistas, que previam 800 mil empregos. Além disso, há um temor entre os investidores nos Estados Unidos de que haja alta na inflação, assim como a perspectiva de que o Federal Reserve reduza o estímulo monetário antes do previsto.

Por fim, o PMI (índice do gerente de compras) Composto Markit  de abril, na Zona do Euro, marcou 53,8 pontos, ligeiramente acima da expectativa do mercado, de 53,7 pontos, e do patamar anterior, de 49,6 pontos. O indicador mostra que a região está em expansão econômica após a segunda onda de infecções do novo coronavírus. Na Ásia, as principais bolsas continuam fechadas e sem pregão por conta de um feriado em toda a região.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes