Ibovespa abre volátil com decisão do Copom e CPI da Covid

Investidores ainda repercutem a decisão do Comitê de Política Monetária em elevar a Selic em 0,75 ponto, enquanto também acompanham novos depoimentos da CPI

Depois de passar a véspera em compasso de espera, o Ibovespa abriu entre perdas e ganhos nesta quinta-feira, 6, com noticiário quente. No campo econômico, investidores repercutem a decisão do Comitê de Política Monetária, na noite de quarta-feira, que elevou a Selic em 0,75 ponto, para 3,50%. Esta é a segunda alta consecutiva na taxa básica de juros pelo Banco Central, que já indicou que deve realizar uma terceira elevação também de 0,75 p.p. na reunião de junho.

Enquanto isso, no campo político, ainda reverberam no Ibovespa os depoimentos dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que busca investigar a condução do governo federal na pandemia do novo coronavírus. Mandetta, aos parlamentares, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou alterar a bula da cloroquina para uso mesmo sem comprovação.

Já Teich, que se esquivou de várias perguntas com o argumento de que não lembrava dos ocorridos, confirmou que pediu demissão após 28 dias no cargo, diante do desejo do governo de “ampliação do uso da cloroquina”. Agora, segue no radar de investidores do Ibovespa os depoimentos do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o diretor-presidente da Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, nesta quinta-feira.

Com isso, o Ibovespa registra leve alta de 0,06%, a 119.634 pontos. Na outra ponta, dólar caiu 0,72% a R$ 5,325.

Ibovespa hoje, 6 de maio de 2021

Nos Estados Unidos, também influenciando o Ibovespa, investidores aguardam a divulgação de dados sobre desemprego, que estão em queda contínua nas últimas semanas. Além disso, para complementar a noção de investidores sobre o cenário econômico, novas informações sobre a criação de empregados devem ser informadas na sexta-feira. A expectativa, depois de 916 mil empregos em março, é bater a marca de 1 milhão de novas vagas.

Por fim, depois de passar os primeiros dias de maio fechadas por conta de um feriado na região, as bolsas asiáticas apresentaram desempenho variado enquanto também aguardam divulgação dos indicadores americanos. O índice Nikkei subiu 1,8%. Enquanto isso, em Hong Kong, o índice Hang Seng teve perdas e ganhos, mas subiu 0,61%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes