Ibovespa fecha em leve alta após perdas durante o dia

Queda no preço de commodities como petróleo e minério de ferro impediram índice de surfar no otimismo de Wall Street

O Ibovespa fechou a quinta-feira, 20, em leve alta. Em um impacto direto na bolsa estão as quedas nos preços de commodities, principalmente petróleo e minério de ferro, que puxaram o Ibovespa para baixo ao longo do dia. No entanto, lá fora, Wall Street anima o mercado com variação positiva.

Os principais índices americanos conseguiram se recuperar após tensão de investidores. Na véspera, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) gerou apreensão após diretores banco central norte-americano sinalizarem com a possibilidade de antecipar a retirada dos estímulos econômicos com uma provável redução no ritmo de compras de títulos.

O que animou Wall Street, com reflexos no Ibovespa, foram os dados de emprego. O total de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 34 mil na semana encerrada em 15 de maio, a 444 mil, segundo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. O resultado ficou abaixo da expectativa de mercado, de 452 mil solicitações.

Com isso, o Ibovespa fechou em leve alta, de 0,05%, aos 122.700 pontos, e volume financeiro negociado a R$ 27,828 bilhões. Enquanto isso, na outra ponta, o dólar tem queda. No fim do pregão, caiu 0,73%, cotado a R$ 5,277.

Ibovespa hoje, 20 de maio de 2021

No mercado doméstico, também noticiário misto. De um lado, investidores acompanharam o desenrolar do depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Depois de uma interrupção na véspera, o militar retornou ao Senado na manhã desta quinta-feira.

Novamente Pazuello ficou em linha com as expectativas de mercado. Protegeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), assim como evitou responsabilizações sobre a falta de vacinas, ausência de programas de incentivo ao isolamento e incentivo ao uso da cloroquina. Mesmo quando desmentido, o ex-ministro manteve suas versões.

Por fim, influenciou o humor do mercado ao longo do dia a aprovação, com ampla maioria, da Medida Provisória (MP) que permitirá a capitalização da Eletrobras e que reduzirá a participação do governo na companhia dos atuais 61% para 45%, por meio da oferta de novas ações. A MP segue agora para o Senado, que tem até junho para aprovar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes