DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Ibovespa perde 1,3% em dia de tensão com CPI da covid-19

Depoimento do ex-ministro Mandetta se somou à avaliação ruim de analistas da preocupação do Itaú com inadimplência
Escrito por Matheus Mans
Publicado em
Atualizado em
matéria fala sobre as small caps, ações menos conhecidas de investidores, mas com bons retornos
Imagem: Arquivo

O dia foi negativo para o Brasil com o Ibovespa fechando em queda de 1,3% nesta terça-feira, 4, perdendo os 119 mil pontos para fechar aos 117.712 pontos. Sem nenhum indicador econômico com impacto sobre o mercado, o índice refletiu principalmente a queda dos papeis do Itaú Unibanco. Apesar do lucro recorrente de R$ 6,398 bilhões, divulgado ontem e que veio 11% acima do consenso do mercado financeiro, analistas não se animaram com os números por causa dos “itens não recorrentes e preocupação com inadimplência”. As ações do banco despencaram quase 4%, puxando o Ibovespa para o negativo.

Pesou ainda sobre o Ibovespa o primeiro dia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, com o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que até o fechamento do mercado ainda não tinha terminado. Nelson Teich, cujo depoimento estava marcado para as 14 horas, ainda aguarda para ser ouvido.  Mandetta voltou a afirmar  que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para o ex-ministro alterar a bula da cloroquina para se tornar um medicamento contra a covid, mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia do remédio para o tratamento.

Ibovespa hoje, 4 de maio de 2021

Além do cenário doméstico, o movimento da bolsa brasileira segue o dia de quedas dos índices americanos. Nos EUA, investidores começam a vender ações para embolsar os ganhos da retomada econômica no País, onde a vacinação já está avançada. Com isso, índices Dow Jones e S&P 500 tiveram em abril seu segundo mês consecutivo de ganhos, subindo mais de 11% cada um e rendendo ganhos altos aos investidores. Com isso, os índices fecharam em queda.

Além disso, assim como na véspera, investidores continuam apreensivos com os rumos da pandemia na Índia. O país asiático registrou mais de 350 mil contaminações nas últimas 24 horas. Com isso, a Organização Mundial de Saúde alertou que um de cada três novos casos registrados no mundo vem da Índia. Já no Brasil, a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 2.375. E uma queda de 16% em comparação com o patamar de 14 dias antes.

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.