Conheça 5 tipos de aplicações financeiras para investir o seu dinheiro

Para quem deseja ter rendimentos extras com aplicação financeira, há várias opções. Para começar a investir não é difícil, no entanto é preciso entender o funcionamento das modalidades para escolher a melhor delas, tendo em vista os objetivos do investidor.

Para quem deseja ter rendimentos extras com aplicação financeira, há várias opções. Para começar a investir não é difícil, basta ter conta em corretora de valores, o que pode ser feito em alguns minutos pelo próprio celular. No entanto, é preciso entender o funcionamento das modalidades para escolher a melhor delas, tendo em vista os objetivos do investidor. Ou ainda, optar por mais de uma aplicação, visando a diversificação da carteira de investimentos.

A aplicação financeira é o ato de comprar um ativo em uma instituição, com o objetivo de obter retorno de dinheiro em determinado período de tempo. Sendo assim, a intenção é ter de volta o valor investido somado à uma rentabilidade, que pode ser em juros ou dividendos, por exemplo.

Tipos de aplicações financeiras

Há alternativas de aplicação financeira tanto na renda fixa quanto na renda variável. A escolha sobre a modalidade vai depender do perfil de cada investidor, e portanto, dos riscos que ele está disposto a correr. Além disso, é preciso avaliar itens como rentabilidade, vencimento e liquidez dos ativos. Veja algumas das opções possíveis:

Moedas e relógio
Fonte: freepik
  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de títulos públicos federais. Na prática, o investidor que compra um desses ativos está emprestando dinheiro ao governo, para receber o valor de volta com determinado rendimento. Através dele é possível realizar investimentos a partir de R$ 30,00. São três modalidades de títulos disponíveis: Prefixados, Tesouro Selic e IPCA+.

Nos papéis prefixados, quem os compra sabe exatamente quanto receberá no vencimento. Isso porque a taxa de juros é fixa. É ideal para metas de médio e longo prazo, segundo o próprio site do Tesouro Direto.

Em seguida, o Tesouro Selic apresenta títulos pós-fixados. Sua rentabilidade está atrelada à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Sendo assim, se esse índice aumentar os rendimentos também aumentam. Recomenda-se essa modalidade para guardar a reserva de emergência, por conta do menor risco de perder dinheiro em caso de vender antes do vencimento.

Já o Tesouro IPCA têm rentabilidade atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador da inflação. Então, o retorno do investidor será a variação da inflação somada a uma taxa de juros prefixada. Desse modo, esse investimento garante o poder de compra.

  • CDB

Outro tipo de aplicação financeira é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Que se trata de títulos emitidos por bancos, visando a captação de recursos. Dessa maneira, o investidor empresta dinheiro à instituição bancária e recebe o valor aplicado somado à uma taxa.

A rentabilidade está atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o qual usa como base a taxa Selic. Além disso, quem investe no CDB tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Que possibilita recuperar até R$ 250 mil em investimentos, em caso, por exemplo, de falência da instituição financeira.

  • LCI/LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também amparam-se pelo FGC. Com o dinheiro captado através delas, o banco oferece empréstimos para empresas do setor imobiliário e de agronegócio. Ademais, esses investimentos se isentam da tributação do imposto de renda.

  • Fundos de Investimento

Os fundos de investimentos tem no comando um gestor e funcionam como uma carteira de investimentos que aplica em diferentes tipos de ativos. Quem deposita dinheiro nessa modalidade é chamado de cotista, e recebe rendimento proporcional ao capital aplicado, ou seja, a quantidade de cotas compradas no fundo.

Dessa forma, é possível aplicar tanto em ativos de renda fixa quanto de renda váriavel. Entre os tipos de fundos de investimentos estão os: de renda fixa, multimercado, de ações, de câmbio e imobiliários.

  • Ações

As ações são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Elas equivalem a partes do capital de uma empresa. Ao comprar uma ativo, o investidor se beneficia da sua valorização e também sobre os impactos negativos quando há desvalorização. Além disso, há empresas que oferecem dividendos aos seus acionistas. Dividendos são parte do lucro obtido. Pelos riscos envolvidos, é um investimento que se encaixa na renda variável.

Homem verificando investimentos
Fonte: adeolu eletu / unsplash

Como escolher a aplicação financeira ideal?

Por fim, veja alguns pontos que podem nortear a escolha por aplicações financeiras:

  • Defina seu perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo. Nesse sentido, é preciso entender qual a sua disposição à riscos;
  • Estabeleça seus objetivos;
  • Tenha em mente o tempo de investimento: curto, médio ou longo prazo;
  • Planeje a quantidade de capital que poderá ser investido a cada mês.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes