Artista brasileiro enfrenta Marvel e DC por direito de venda de NFT

O artista brasileiro Mike Deodato Jr, veterano da indústria de quadrinhos, briga com Marvel e DC Comics por venda de NFTs, proibida pelas editoras americanas

<span">A novidade das vendas de NFT (tokens não fungíveis) chegou aos artistas de quadrinhos, com Andy Kubert, quadrinista renomado e filho do lendário Joe Kubert, vendendo o que pode ter sido a primeira arte de um desenhista da área, um desenho digital do Homem-Aranha, pelo valor de 12,75 ethereum (cerca de US $ 26 mil), em fevereiro deste ano.

<span">Com outros artistas seguindo por esse caminho, ainda em março, as grandes editoras americanas, Marvel e DC Comics , começaram a proibir a venda de qualquer NFT com seus personagens. O artista Sean Bonner (que cria NFTs de artes autorais)   chegou a transformar um comunicado enviado pela DC em NFT, para satirizar a decisão.

<span">E o artista brasileiro Mike Deodato Jr, veterano da indústria,   com mais de duas décadas de trabalho nas principais editoras americanas e que tinha vendido uma arte em NFT do Homem-Aranha pela Rarible, comprou a briga.

<span">“As grandes empresas de quadrinhos estão enviando cartas aos artistas pedindo-lhes que não vendam sua arte original digital porque eles possuem direitos autorais. Eles estão pedindo gentilmente, você diria, então qual é o problema? Bem, eles também estão enviando DMCA (Digital Millennium Copyright Act) para as plataformas para impedi-los de vender a arte”, disse ele em uma carta aberta publicada pelo bleedingcool no dia 27 de março, depois de explicar que ama o que faz e pretende fazê-lo até o fim da vida.

NFT e briga digital

<span">Na carta, Deodato,  que se chama Deodato Taumaturgo Borges Filho, e incluiu o Mike no nome justamente para ser bem aceito no mercado americano na época que artistas latino-americanos não eram bem vistos, também explicou que a venda de uma arte original produzida para uma editora nunca foi proibida e é uma das maneiras do artista aumentar um pouco sua renda.

<span">“Então deixe-me ver se entendi. Se você é um artista de quadrinhos tradicional, pode vender sua arte original no papel. Se você é um artista de quadrinhos digital, não tem permissão para vender sua arte original digital. Em ambos os casos, não há direitos autorais envolvidos. Em ambos os casos”, continua ele.

<span">E completa: “Então, POR QUE os artistas de quadrinhos digitais estão sendo privados de seus direitos? Uma pandemia não está destruindo economias e fazendo com que as pessoas percam seus empregos ruim o suficiente? Talvez precisemos de um super-herói para defender nossos direitos. Neal Adams, você nos salvaria de novo?”, antes de concluir que a discussão é sobre direitos de artistas e não sobre questões ambientais, sobre as quais ele disse ter se informado. ““Em três meses, a tecnologia que faz as NFTs vai ter superado essa parte [de prejuízo ao] meio ambiente.”

<span">Segundo o artista, essa informação foi buscada pela AWA, atual editora em que ele trabalha e que o apoiou na decisão, após consultar especialistas da área.

<span">“Eu que provoquei a tomada de decisão da AWA (...) Espero que defina uma maneira de lidar com os artistas que é diferente do que as grandes editoras estão fazendo. Que mostre que é possível ser feito. E que mais uma vez coloque as duas grandonas numa situação perante a opinião pública de modo que elas possam (ou não) se envergonhar e quem sabe voltar atrás nessa pressão”.

Apoio de Neal Adams a artista

<span">Deodato ainda cita o veterano Neal Adams, que há muito tempo travou uma batalha pelos direitos dos artistas no mercado norte-americano e foi importante para conquistas, como a devolução das artes originais, e que, segundo o Omelete, tornou-se um aliado.

<span">Mas a discussão criou uma polêmica até inesperada, com vários artistas se posicionando contra as NFT. Seja pela questão ecológica ou por uma suposta bolha especulativa que deve estourar em algum momento.

<span">“A discussão não é a respeito de NFTs ou de meio ambiente. A discussão é sobre os direitos dos artistas. Quem for contra é a favor das grandes corporações. Ou é idiota”, desabafou Deodato, que afirma que vai continuar vendendo artes em NFT, mas, pelo menos por enquanto, apenas autorais.

<span">“Mas vai ser tudo autoral, porque não posso mais vender da Marvel. Passei 24 anos trabalhando para eles e não posso vender meus originais. E vou continuar batalhando na opinião pública para ver se tenho o direito de vender minhas próprias artes”, conclui.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes