Associated Press comemora 175 anos com fotos históricas em NFT

Agência de notícias vai leiloar 10 NFTs com algumas das imagens mais famosas do fotojornalismo

A Associated Press (AP), uma das maiores agências de notícias colaborativas do mundo, está leiloando uma série com 10 NFTs (tokens não fungíveis) únicos representando algumas das imagens mais famosas do fotojornalismo. O lançamento é para comemorar os 175 anos da agência e o primeiro NFT da série intitulada “AP ARTiFACTS: The 175 Collection” já está disponível.

Trata-se de uma representação da foto da AP, tirada em 1945, com seis soldados norte-americanos hasteando a bandeira do país no Monte Suribachi, depois da batalha de Iwo Jima, no Japão, chamada "Raising the Flag on Iwo Jima" (Levantando a bandeira em Iwo Jima).

NFT transforma fotos históricas

A foto, tirada há 76 anos por Joe Rosenthal e que lhe rendeu um prêmio Pulitzer, foi transformada em NFT pelo artista digital Marko Stanojevic e o colecionável também inclui uma trilha sonora do violonista Nick Kennerly, além de fotos raras de Rosenthal, bem como filme de Iwo Jima e áudio dos arquivos da agência. 

A AP disse que tem trabalhado com a empresa de blockchain Everipedia e artistas digitais para publicar obras de artes únicas no blockchain Ethereum, para garantir uma comemoração diferenciada do aniversário da agência de notícias neste mês. 

“Estamos entusiasmados com esta nova maneira de ver, possuir e experimentar momentos históricos capturados por jornalistas da AP. Os NFTs da AP são uma homenagem à nossa rica história de jornalismo factual, história e fatos que pertencem à rede”, comentou Dwayne Desaulniers, diretor de blockchain e licenciamento de dados da AP.

A AP também explicou que criou e assinou criptograficamente a arrecadação com a receita do leilão para apoiar o jornalismo da agência.  No início deste ano, a AP fez sua primeira incursão ao mercado NFT e vendeu seu primeiro colecionável, intitulado “The Associated Press calls the 2020 Presidential Election on Blockchain – A View from Outer Space” (A Associated Press convoca a eleição presidencial de 2020 em Blockchain - Uma visão do espaço sideral, em tradução livre) por 100 ETH, o equivalente a cerca de US$ 26 mil, na cotação desta quarta-feira, 26.

Relacionados: Jeff Bezos: veja 4 livros que CEO da Amazon recomenda

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes