Câmara dos Deputados debate uso de bitcoin em pirâmide financeira

Audiência pública analisa indícios de operações irregulares em operações das empresas Bitcoin e Atlas Quantum

Nesta quarta-feira, 26, a Câmara dos Deputados se reuniu em audiência pública para discutir indícios de pirâmide financeira nas operações das empresas Investimento Bitcoin e Atlas Quantum. O debate foi proposto pelo deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), autor do projeto-de-lei número 2.303/15. 

No requerimento, ele detalha que as pirâmides são esquemas fraudulentos que funcionam pela indicação de novos membros e estão tipificados na Lei de Crimes contra a Economia Popular.

O deputado também registra no requerimento que o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investigam empresas suspeitas de pirâmides prometendo lucro de até  50% com investimentos em Bitcoins.

"Em decisão recente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios condenou 13 pessoas por envolvimento com o esquema financeiro da falsa criptomoeda Kriptacoin, que fez mais de 40 mil vítimas no Distrito Federal e em Goiás, movimentando R$ 250 milhões em um semestre", detalha o requerimento para a audiência.

Câmara dos Deputados debate uso de bitcoin e criptomoedas

A audiência será realizada pela comissão especial criada especificamente para analisar o projeto-de-lei de Ribeiro, cujo tema principal é determinar que o Banco Central supervisione as operações com moedas virtuais e programas de milhagem. Foram convidados a participar da audiência o especialista em criptomoedas Fernando Ulrich e representantes da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain; da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); da Polícia Federal; do Banco Central do Brasil; do Ministério Público Federal; e das empresas Atlas Quantum e Investimento Bitcoin.

O projeto do deputado tramita na Câmara desde 2015 e analistas do mercado apontam a importância do debate e atualização, visto a evolução do mercado de criptomoedas nestes últimos seis anos. Nesta semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não vê importância em regular os ativos digitais e que o mais importante é o “network”. 

“O cripto tem uma coisa muito diferente, porque o network fica cada vez melhor para cada ativo criado na margem. Em uma analogia pobre, é como se cada carro fabricado melhorasse a eficiência da rodovia”, afirmou Campos Neto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes