China avança na implementação do yuan digital

Banco Industrial e Comercial da China já permite que clientes usem o yuan digital por meio de aplicativos móveis

Segundo informações da imprensa chinesa, o Banco Industrial e Comercial da China (BICC), um dos maiores do mundo em ativos totais, passou a permitir que usuários públicos ativem em seu aplicativo móvel a carteira de yuan digital, a moeda digital do Banco Central da China chamada também de e-CNY. A princípio, a opção está liberada apenas para usuários da cidade de Chengdu, uma das primeiras a testar o yuan digital. Para isso, basta que assinem o aplicativo do banco.

O recurso, chamado “Carteira de Teste Interna”, já estava disponível há vários meses dentro do aplicativo do BICC, mas permanecia desativado até o mês passado. Já nestas últimas semanas, a função foi habilitada para ativação para usuários públicos em Chengdu.  A carteira in-app do BICC permite quatro módulos principais: saldos de depósito de contas bancárias vinculadas, retirada de saldos para contas bancárias, código QR de pagamento e início de transações ponto a ponto.

Com nova interface, a carteira também contém um vídeo com tutorial e uma aba para tirar dúvidas sobre perguntas frequentes. No vídeo, é explicado que o propósito estratégico do e-CNY é “reagir proativamente à onda de choque trazida pelas criptomoedas privadas globais em relação às moedas soberanas" e "manter a ordem dos mercados financeiros".

AliPay libera módulo de yuan digital

Na segunda, 10, a imprensa chinesa também informou que um módulo de yuan digital foi liberado para alguns usuários do AliPay, plataforma de pagamentos digitais da Alibaba, empresa chinesa com negócios de e-commerce, entre outros. Segundo as informações, para alguns usuários do aplicativo está disponível a opção de ativar uma carteira digital em yuans e também enviar e receber transações. 

Com essas atualizações, os chineses contam com três formas para testar o yuan digital: uma carteira de hardware digital baseada em cartão de yuans; um aplicativo móvel independente e-CNY sem login; e a carteira digital de yuans no aplicativo do BICC ou AliPay, por meio de login. 

Na corrida por uma CBDC, a China aparece como o país com testes mais avançados para que uma moeda digital possa ser adotada no país, à frente de países europeus, que preveem testes até pelo menos 2025; do Brasil, que ainda avalia modelos de projetos; e dos Estados Unidos, que parece preocupado com o risco do dólar americano perder seu status de principal moeda de reserva mundial e sequer iniciou qualquer teste com CBDC.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes