Criação do Real digital está avançando, diz Campos Neto

Presidente do BC defende interação entre bancos centrais para o desenvolvimento de moedas digitais alinhadas

Projetos de desenvolvimento de moedas digitais de banco central (CBDC) estão na pauta de discussão dos mais diversos países, e o Brasil não fica fora dessa lista, com projetos para o real digital.

Na segunda-feira, 12, em reunião de banqueiros centrais ibero-americanos, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, voltou a falar sobre o assunto. Defendeu que os bancos centrais tenham maior interação para que as respectivas moedas digitais sejam desenvolvidas com características em comum. 

Segundo ele, é preciso discutir algumas questões que envolvem as moedas digitais, como, por exemplo, se terão remuneração, se os bancos centrais vão ter monopólio na emissão e custódia, além da tecnologia que será adotada e se serão rastreáveis.

Real Digital

Em janeiro deste ano, durante a 25ª Conferência Latino-Americana do Banco Santander, Campos Neto disse que o Banco Central do Brasil vem trabalhando em uma CBDC que poderá substituir o uso de dinheiro físico em algumas operações. 

“O projeto de um CBDC para o Brasil combina com várias iniciativas. Uma é de aperfeiçoamento do câmbio, outra é do Pix, para ter a experiência de pagamentos instantâneos e de criação de novos modelos de negócio. O Open Banking vai poder usar toda a informação do cliente na busca do desenvolvimento de novos produtos financeiros e custos mais baratos, ou seja, o cliente vai usar a informação para o seu benefício e nessa esteira de inovação nós já iniciamos o estudo para emissão de uma moeda digital", explicou ele à época, destacando que isso não significa que a moeda será substituída 100% nem que não serão mais emitidas notas. 

Moeda digital pelo mundo

Embora passando por testes em várias partes do mundo, ainda não há nenhuma data programada para a adoção de uma CBDC    em outros países.  A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse recentemente não acreditar em um euro digital antes de 2025, já que os testes devem ser iniciados neste ano. Na Suécia, os primeiros testes já foram concluídos, mas a previsão de lançamento é para 2026.

Já o yuan digital chinês pode ser a moeda digital de banco central mais adiantada no mundo, o que despertou interesse e preocupação no governo norte-americano Efeitos de CBDC sobre dólar preocupa governo Biden   que, segundo fontes, iniciou estudos para avaliar um possível efeito da CBDC da China, no longo prazo, sobre o dólar americano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes