Inflação alta: isso é bom ou ruim para a economia e seu bolso?

A previsão dos economistas para o IPCA em 2021 subiu de 3,34% para 3,43%. O que isso significa?

Vale ficar atento aos investimentos e também fazer compras com maior consciência.

Na última segunda-feira, dia 18, o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, mostrou que a previsão dos economistas do mercado financeiro para o IPCA, índice oficial de preços, subiu de 3,34% para 3,43% para 2021. O que isso significa? Será que inflação alta é algo bom ou ruim?

Primeiramente, é preciso entender que a resposta varia. Isso porque vai depender do cenário econômico e do nível de atividade no país, entre outros pontos. Uma alta de preços pode ser ruim para o bolso, mas também significa que há excesso de demanda. Ou seja, as pessoas estão comprando mais, o que é o contrário de um cenário de recessão, quando ninguém compra nada, por exemplo, podendo haver até deflação.

Também pode significar que a procura por determinados itens está maior do que a produção que o mercado oferece para eles. Neste caso, a inflação alta pode gerar grandes problemas no bolso, especialmente para as famílias de baixa renda. Por exemplo, o IPEA divulgou que em dezembro a inflação para as famílias com rendimento familiar menor que R $1.650,50 foi de 1,58%, refletindo principalmente a alta nos preços de habitação, alimentos e bebidas; e gás.

Esses preços costumam responder por 37% do orçamento dessas famílias e apenas 15% nas famílias mais ricas. Por conta disso, enquanto a inflação acumulada das famílias mais pobres foi de 6,2% em 2020, no caso das mais ricas, foi de 2,7%.

 

Inflação alta e taxa de juros

 

Como você percebeu, em um cenário de alta demanda, quando as pessoas consomem muito e não há produção suficiente, os preços começam a aumentar. Com isso, o governo precisa estabelecer um equilíbrio na economia. Por conta disso, existem metas de inflação. Para 2021, a meta do Banco Central é de 3,7%, havendo uma margem aceitável se o índice ficar entre 2,25% e 5,25%. 

Uma das ferramentas usadas para controlar a inflação alta é a taxa de juros. Normalmente, o governo aumenta os juros para controlar um pouco a demanda e consequentemente o aumento de preços. O contrário também acontece. Se a economia está com pouca atividade econômica e as pessoas não estão comprando, começa a haver cortes nos juros, algo que vem acontecendo no mundo todo, especialmente por conta dos problemas econômicos que a pandemia vem provocando.

Inflação alta é bom ou ruim
Imagem: reprodução / unsplash

E o seu bolso, como fica?

 

Mas e com relação ao seu bolso, o que a inflação alta significa? Primeiramente, significa que os preços estão subindo e podem subir mais. Este aumento tende a variar de acordo com os produtos. Neste caso, vale controlar melhor o orçamento, checar duas vezes se é necessário comprar determinados itens e procurar substituir marcas e tipos de alimentos, privilegiando os mais baratos. 

Com relação aos investimentos, também é preciso atenção, já que uma inflação alta pode “comer” parte dos ganhos. Ou seja, ao considerar o retorno de uma aplicação, deve-se descontar o percentual de inflação para conhecer os ganhos reais. Já quem investe em um fundo ou título que segue a inflação, sai ganhando em um cenário de expectativa de aumento para os índices inflacionários. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes