Juros Reais Negativos: como investir quando a inflação ultrapassa o CDI

Investir em um cenário de juros baixo requer flexibilidade e diversificação.

Quando o aumento de preços também pode levar a perder dinheiro mesmo em investimentos é preciso entender as alternativas e realizar eventuais mudanças na carteira.

Se você vem acompanhando o noticiário de economia, deve estar ouvindo com frequência o termo “Juros Reais Negativos”. O que ele significa? 

Atualmente o cenário é de juros baixos, e a Selic está em sua mínima histórica, 2%. Como a taxa serve de parâmetro para alguns investimentos, a sua queda, por si só, já afeta o comportamento de indexadores como o CDI e o IPCA. 

Vamos a um exemplo relacionado ao CDI. Se a taxa está em 2% e você investiu em um CDB que paga 100% do CDI, então receberá um retorno bruto próximo dos 2%. Se a Selic sobe para 3%, por exemplo, seu retorno também aumenta. 

Mas e quando a inflação supera o CDI? É neste cenário que acontecem os Juros Reais Negativos. Ou seja, quando o aumento dos preços é maior que a taxa de juros paga para quem investe em aplicações que a têm por base. Na prática, portanto, os juros pagos para o investidor acabam sendo negativos.

“Ter um rendimento abaixo da inflação é, literalmente, perder dinheiro. É fazer com que o seu dinheiro não renda o mínimo para compensar o aumento dos preços na economia.”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

 

Situação de Juros Reais Negativos é inusitada

 

Historicamente, uma situação de Juros Reais Negativos não é comum. Isso porque nos últimos 10 anos, a inflação sempre ficou menor que o CDI. Neste cenário, o aumento de preços simplesmente abocanha os ganhos de alguns investimentos. 

A poupança, por exemplo, obedece a uma regra que determina que com a Selic abaixo de 8,5% ao ano, a caderneta terá rendimento equivalente a 70% da Selic. Ou seja, 70% de 2% ao ano. Se descontada a inflação prevista para 2020, que é de 2,65% conforme o último relatório Focus, é fácil perceber como o rendimento real acaba ficando negativo.

Juros reais negativos e positivos conforme a situação
Imagem: reprodução / unsplash

O que fazer neste cenário?

 

O cenário de Juros Reais Negativos exige um pouco mais de flexibilidade e diversificação por parte do investidor. O objetivo é conseguir ao menos manter o seu poder de compra. 

Em alguns casos, porém, será preciso priorizar a liquidez em detrimento do lucro. Uma reserva de emergência, por exemplo, continua tendo que estar em investimentos líquidos e de pouco risco, por isso provavelmente o investidor continuará tendo que lidar com Juros Reais Negativos para conseguir manter o patrimônio em segurança e o dinheiro em mãos caso precise.

Fora da reserva de emergência, em renda fixa vale a pena observar alternativas como investimentos indexados ao IPCA ou ao IGP-M, como CDBs e títulos do Tesouro Direto. “O investimento em renda fixa atrelado a esses índices traz uma grande segurança porque estará sempre acima da inflação, desde que o componente prefixado do investimento seja positivo. De todas as opções, é a alternativa mais segura para se proteger da inflação e a melhor para superar o IPCA”, aponta Pascowitch.⠀

Analistas também vêm sugerindo atenção às alternativas em crédito privado, que têm pago mais. Ainda assim, é preciso avaliar os riscos. 

Os mais arrojados também podem separar parte da carteira para o investimento em renda variável, fundos e outros investimentos alternativos. Tudo depende de seu perfil de investidor, objetivos e prazo de retorno.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes