Quer ganhar dinheiro na Bolsa de Valores? Saiba o que considerar antes

Antes de investir em ações, considere seu perfil de risco e prazo de investimento

Ações podem fazer parte do seu portfólio para o longo ou curto prazo, tudo depende da estratégia a ser adotada

Você está pensando em investir em renda variável, mas não sabe muito bem qual estratégia adotar? É preciso calma nessa hora. Sim, dá para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores e os números de mercado, especialmente no longo prazo, mostram isso. Mas é preciso considerar alguns pontos importantes antes de investir.

Primeiramente, cheque qual grau de risco seu perfil de investidor permite. Quanto mais agressivo ele for, maior o percentual que você teoricamente poderia alocar em ações na carteira de investimentos. Já se o seu perfil for conservador, ainda assim pode valer a pena diversificar, colocando na carteira uma parte menor em renda variável. Aliás, a diversificação é sempre recomendada para qualquer perfil de investidor. 

 

Ganhar dinheiro na Bolsa no longo prazo

 

Depois de checar seu perfil de investidor, é preciso entender como funciona o mercado de ações. As empresas normalmente abrem capital para investir ou pagar dívidas, entre outros pontos. Quando você compra as ações, acaba se tornando um sócio da empresa. Por isso é importante que, ao pensar em ganhar dinheiro na Bolsa, você considere empresas que façam sentido para você. 

Uma das estratégias, inclusive, é comprar ações visando ao longo prazo. Isso não significa que você deva comprar e não acompanhar o andamento dos papéis. Pelo contrário, é preciso entender o que está acontecendo com a empresa e as suas perspectivas. Para isso, vale acompanhar os relatórios de mercado e as notícias relacionadas.

O megainvestidor Warren Buffet recomenda o investimentos em empresas que demonstrem bons fundamentos e tenham gestão competente e ética, além  de baixo endividamento e boa rentabilidade sobre o patrimônio. Outra estratégia que ele adota é investir em empresas que estão desvalorizadas pensando exatamente no longo prazo. Ou seja, compre na baixa e venda lá na frente, na alta. 

Ganhar dinheiro na bolsa
Imagem: reprodução / unsplash

Day trade e outras alternativas

 

Também dá para ganhar dinheiro na Bolsa com outras alternativas que não visam ao longo prazo, pelo contrário. O Day Trade é uma delas. Trata-se de uma estratégia de compra e venda de ativos que acontece no mesmo pregão, ou seja, no curtíssimo prazo. O objetivo é lucrar vendendo o ativo por um preço maior que o da compra.

Mas é preciso considerar que quem faz Day trade normalmente é o investidor com perfil mais arrojado. Ou seja, aquele que não se importa em correr mais riscos se também puder ganhar mais. E neste caso, costuma-se usar até robôs que auxiliam na tomada de decisão. 

Finalmente, outra possibilidade para quem quer ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, mas não se sente seguro para investir sozinho, é investir através de um fundo de investimentos em ações. Neste caso, você conta com a presença de um gestor que vai escolher e acompanhar as ações por você. Naturalmente esse trabalho tem um preço, por isso é preciso comparar os diferentes fundos à disposição no mercado, seus históricos de ganhos e as taxas cobradas. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes