Título atrelado à inflação ou ao juro, qual rende mais?

Apesar das recentes altas da taxa básica de juros, na corrida dos investimentos a inflação está na frente

Houve época em que o investidor não tinha dúvida: em cenário de juros em alta, como agora, escolhia o título com juro pós-fixado atrelado à taxa básica de juros, a Selic. Uma escolha vantajosa, porque o rendimento acompanhava a variação da taxa básica. Isso quando a Selic rodava com folga acima da inflação e embutia margem de ganho positivo ao investidor.

Os tempos agora são outros. A Selic já vem de dois aumentos, em março e maio, subiu para 3,50% ao ano, mas permanece negativa em relação à inflação corrente. Quem está agarrado a título que rende a Selic continua perdendo para a inflação.

Uma opção ao título indexado à Selic é o papel atrelado à correção monetária, de acordo com a inflação, mais uma parcela de juro, previamente definido. A correção pela inflação é a garantia de que a parcela desvalorizada do capital será reposta por esse mecanismo e o juro prefixado a certeza de que o rendimento será sempre positivo.

A plataforma do Tesouro Direto, que permite a compra de títulos públicos pela internet ao investidor pessoa física, oferece as duas modalidades de papel: um atrelado à taxa Selic, o Tesouro Selic, que acompanha variação da taxa básica de juro, e outro indexado à inflação, o Tesouro IPCA, que rende juro prefixado mais correção monetária pelo IPCA, a inflação oficial.

Título Selic versus Título IPCA

Com a Selic estimada pelo boletim Focus em 5,50% no fim do ano, o Tesouro Selic, cujo rendimento transita pelo terreno negativo no momento, deve fechar 2021 rendendo 5,50% ao ano para uma inflação pelo IPCA projetada, também pelo Focus, em 5,24%. Selic e inflação chegariam ao fim do ano praticamente emparelhadas, pelo menos nas projeções, com estreita margem de juro real embutida na taxa básica.

Na plataforma do Tesouro Direto, o Tesouro Selic 2024, com vencimento em 1º de setembro de 2024, foi oferecido na terça-feira, dia 25, com prêmio de 0,2437% acima da Selic de 3,50%, ou seja, Selic + 0,2437%.

O Tesouro IPCA 2026, com vencimento em 15 de agosto de 2026, o mais recomendado pelos analistas, foi ofertado com correção monetária pelo IPCA mais juro de 3,55% ao ano. Ou seja, IPCA + 3,55% de juro real ao ano.

Olhando a remuneração dos dois títulos – Selic + 0,2437 e IPCA + 3,55% - e os vencimentos, 2024 e 2026, respectivamente, o mais atraente seria o Tesouro IPCA, que garante juro real e correção monetária em vencimento dois anos depois do Tesouro Selic.

O Tesouro Selic está com indexador abaixo da inflação, pode chegar ao fim do ano empatado com ela, mas não dá para saber como será daí para a frente. A dúvida é saber se a Selic nominal em alta poderá passar a guardar boa margem sobre a inflação, de modo a assegurar um juro real mais encorpado, ou se permanecerá rodando quase colada na inflação, quando não abaixo dela. Afinal, o tempo de juros altos, como se tem alardeado tanto, teria ficado para trás.

Ademais, o Tesouro Selic acompanha a alta dos juros, mas é preciso saber também como o Banco Central vai calibrar a Selic em um momento de reordenamento da política de juros à luz do possível fim de estímulos monetários.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes