Partilha de bens: tire suas principais dúvidas sobre o divórcio

Saiba quais são as determinações para a divisão de patrimônio em casos de morte ou separação

Você tem dúvidas sobre a partilha de bens? O processo corresponde à divisão de patrimônio em duas situações principais: após o divórcio de um casal, em que os bens são separados entre os ex-cônjuges; ou via ação de inventário para determinar qual a parcela de cada herdeiro, em caso de morte. 

"Partilha constitui o patrimônio a ser dividido entre cônjuges ou companheiros quando há o fim da relação conjugal. As situações que põem fim às relações conjugais e, assim, autorizam a partilha de bens, podem variar", explica a advogada Marisse Costa de Queiroz, professora da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Segundo ela, há ainda a partilha relacionada à separação judicial. 

Se você deseja encerrar seu casamento, provavelmente deseja que ele termine o mais rápido possível. Se seu cônjuge se recusa a cooperar porque não deseja o divórcio ou porque você não consegue localizá-lo, isso poder pode adicionar mais complexidade ao processo. No entanto, ainda é possível obter o divórcio, mesmo nessas circunstâncias, seguindo estes passos.

Divórcio virtual é possível; veja como funciona e como fazer o pedido

O que entra na partilha de bens no divórcio?

Uma das principais dúvidas sobre a partilha de bens é entender o que pode ser incluído na listagem. Imóveis, carros, saldos existentes em contas bancárias e objetos presentes na casa podem compor o patrimônio. No entanto, há diferenças entre as  divisões: em caso de morte, todos os bens da pessoa são direcionados ao processo, enquanto apenas o que foi adquirido durante o período da relação conjugal é analisado na partilha de bens por separação. 

Como é feita a partilha de bens no divórcio?

Os casais que desejam se divorciar não precisam realizar a partilha de bens para que o processo seja oficializado. Ou seja, a separação acontece independente da divisão - veja mais sobre o prazo prescricional abaixo. 

Para quem tem dúvidas, é importante saber que o casal não precisa necessariamente depender da figura de um juiz para a decisão. "Quando o casal concorda com os bens a serem divididos e não têm filhos pequenos, pode fazer a partilha por escritura pública. Em qualquer caso, há necessidade de ter o caso acompanhado por advogado", comenta Marisse Costa de Queiroz. 

Se não há acordo, aí sim a decisão precisa ser resolvida judicialmente. "O juiz vai decidir, se as partes não chegaram em um consenso, o que cabe a cada cônjuge", explica a advogada Daniella Almeida, sócia do escritório Almeida Advogados e membro do IBDFM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

Segundo a especialista, casos comuns de divergências são observados em uniões estáveis, quando as partes podem discordar sobre a data de início da relação, por exemplo. 

A avaliação da partilha leva em conta o regime de bens adotado por cada casal. A advogada Marisse Costa de Queiroz destaca-os:

  • Regime da comunhão parcial de bens: não existe acordo escrito entre os companheiros, por isso é o mais comum. "Por esse regime, devem ser partilhados igualmente entre o casal o patrimônio que foi adquirido por transações onerosas durante o casamento ou união estável. Isso inclui ativo [bens] ou passivo [dívidas]", diz Queiroz; 
  • Comunhão universal: são divididos bens passados e futuros dos cônjuges de forma comum;
  • Separação de bens: é o oposto da comunhão universal, ou seja, cada cônjuge mantém seus bens particulares; 
  • Participação final nos aquestos: regime misto, em que cada cônjuge tem bens separados, mas ambos permitem a partilha dos adquiridos durante a relação no ato do divórcio.

Há casos sem acordo?

Assim como descrito acima, a partilha de bens é encaminhada para decisão do juiz quando não há acordo prévio entre as partes (processos litigiosos). A decisão pode seguir o mesmo caminho quando há questões envolvendo filhos menores de idades. 

Qual o prazo prescricional para a partilha de bens?

A prescrição também é um tópico que desperta dúvidas sobre a partilha de bens. "Pela jurisprudência dos Tribunais Superiores vem prevalecendo o entendimento de que o direito à partilha de bens sofre prescrição. O prazo é de dez anos", explica a professora da PUC-PR. A data começa a valer a partir da separação, seja do casamento ou união estável. 

O mesmo prazo se aplica para situações em que foi realizada a partilha e, só depois, descobertos bens sonegados ou não incluídos na lista. "Nesses casos, é possível entrar com ação pedindo a sobrepartilha, aplicando-se o mesmo prazo", comenta Marisse Costa de Queiroz. 

Por último, há também um prazo de quatro anos para solicitar a desconstituição da partilha. Esse processo é válido apenas para anulação por vício ou defeito de vontade, em que, por exemplo, uma pessoa pode ter assinado um acordo sob coação.

Leia também: 
Saiba como funciona a divisão de bens para quem mora junto

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes