Centrão dispara em quase metade dos municípios nas Eleições 2020

Do Centrão, o PSD foi o partido que mais fez prefeituras nas Eleições 2020. O partido vai administrar 655 prefeituras a partir do ano que vem.

Com a característica de se aliar a governos diferentes, independente da ideologia, os partidos do Centrão foram os escolhidos pela população brasileira nas Eleições 2020.

Veja quais são os partidos do Centrão

  1. PP – Progressistas
  2. PSD – Partido Social Democrático
  3. PL – Partido Liberal
  4. PTB – Partido Trabalhista Brasileito
  5. Republicanos
  6. Cidadania
  7. PSC – Partido Social Cristão
  8. Solidariedade
  9. Avante
  10. Patriota
  11. Pros – Partido Republicano da Ordem Social

Na comparação do 1º turno de 2016 e 2020, o DEM, PP, PSD e Republicanos, nessa ordem, foram os partidos que mais cresceram em número de prefeitos.

DEM nas Eleições 2020

O DEM foi o que registrou a maior alta nas Eleições 2020, de 269 para 459 candidaturas eleitas. Além disso, três dos sete prefeitos de capitais já eleitos são do DEM (Curitiba, Florianópolis e Salvador). Já o Partido Progressita (PP), o salto foi de 498 para 682 (184 a mais).

Eles são seguidos por PSD (114 a mais) e Republicanos (ex-PRB), que conquistou mais 104 prefeituras.

Centrão X Bolsonaro

Os partidos do Centrão, que formam a base política na Câmara dos Deputados – mais da metade dos 513 parlamentares, do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), irão governar nas mais de 2,6 mil cidades brasileiras.

Isso representa o equivalente a 47% dos municípios liderados por este partidos, ou seja, mais de 78 milhões de pessoas optaram por não eleger ideologias ou extremismos nas Eleições 2020.

O resultado das Eleições 2020, tanto primeiro quanto segundo turno, se dá com estratégias muito bem pensadas por lideranças políticas já para as Eleições 2022. Isso também pode ampliar a força política do Centrão junto do presidente Bolsonaro.

Centrão X números de prefeituras

Dos 11 partidos que formam o grupo, os que tem as maiores legendas em prefeituras nas Eleições 2020 está o PP, PSD e PL.

O PP venceu em 685 municípios brasileiros. Já o PSD, à frente em cidades com maior número de habitantes, quase 23 milhões, vai administrar 655 prefeituras a partir do ano que vem. O PL ficou em terceiro lugar, com 345 prefeituras.

O PSD vai comandar, por exemplo, capitais como Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio Banco (AC) e João Pessoa (PB) além de cidades populosas como Guarulhos, na grande São Paulo, Nova Iguaçu no Rio de Janeiro e Uberlândia, no triângulo mineiro.

E o PSDB e o MDB?

Apesar de liderarem em números de prefeituras non país, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) não integram o Centrão. Eles anunciaram a saída do Centrão em julho deste ano.

Nas Eleições 2020, o PSDB foi o partido que mais perdeu prefeituras. Ao todo foram 278. O MDB segue em segundo lugar com menos 263 a menos. Apesar disso, o MDB continua líder em número de prefeitos em 774 de 5.567 municípios brasileiros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes