Eleições 2020: como votar com 'colinha' de papel no 2° turno?

Justiça Eleitoral autorizou o uso da tradicional ‘colinha’ de papel com os dados do candidato escolhido. É proibido o uso de celulares na cabine de votação. Veja

O segundo turno das Eleições 2020 será realizado neste domingo, 29 de novembro em 57 cidades brasileiras. Para facilitar e ajudar o eleitor no dia da votação, a Justiça Eleitoral permitiu a entrada de uma ‘colinha’ na hora de votar no prefeito ou prefeita escolhida pelo eleitor brasileiro.

A ‘colinha’ tem que ser de papel e nela o eleitor pode colocar os dados do candidato escolhido. Vale ressaltar que aparelhos , tablets, rádios comunicadores, câmeras fotográficas e quaisquer aparelhos eletrônicos estão proibidos durante a permanência do eleitor na cabine de votação.

Passo a passo para votar nas Eleições 2020

Com a ‘colinha’ em mãos, o eleitor deve digitar o número do candidato escolhido e conferir se o nome e a foto aparecem na urna eletrônica.

Se tiver errado, o eleitor pode apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo.

Ao apertar o “confirma”, o eleitor computa o voto para o candidato escolhido nas Eleições 2020 e não será mais possível alterar.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor pode encontrar um simulador de como votar.

Eleições 2020: colinha eleitoral está liberada ao eleitor que vai votar no 2° turno
Eleições 2020: colinha eleitoral está liberada ao eleitor que vai votar no 2° turno (foto/arte: g1)

E se apertar o “BRANCO”?

A tecla Branco na urna eletrônica serve como uma opção a mais para caso o eleitor não queria dar o voto aos candidatos que estão participando do pleito das Eleições 2020.

Ao teclar no ‘branco’, o eleitor deve também apertar a tecla ‘confirma’ para ouvir o som final da urna. Vale ressaltar que o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.

Eleitores brasileiros entre 18 e 60 anos das 57 cidades brasileiras que estão no segundo turno devem comparecer ao local de votação das 7h às 17h. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral delimitou horário preferencial aos idosos, principal grupo de risco da doença, das 7h às 10h.

Documentos obrigatórios

Para votar é obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como:

  • CNH
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Carteira de identidade
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação
  • Certificado de reservista
  • Documento Nacional de Identidade (DNI)
  • e-Título - título de eleitor digital - usado no 1° turno das Eleições 2020
  • Passaporte
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes