Eleições 2020: máscara, caneta e horário: confira as regras para votar

Com a pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral teve de se adaptar a algumas regrinhas para oferecer segurança aos eleitores brasileiros

A pandemia do novo coronavírus mudou algumas regrinhas básicas que o eleitor deve saber para o dia da votação. O uso da máscara virou acessório obrigatório em todos os lugares e, nas Eleições 2020, não poderia ser diferente.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da máscara o eleitor deve comparecer à seção eleitoral com uma caneta para poder assinar a ficha de votação e poder evitar assim, o compartilhamento de objetos com outras pessoas.

Outro protocolo recomendado está em o eleitor esticar o braço para exibir seu documento e se o mesário tiver dúvidas da identificação, ele está autorizado a pedir ao votante que afaste a máscara para confirmação da documentação. Todos estes procedimentos são garantidos por lei e estão acordados com as medidas protetivas impostas pelas Vigilância Sanitária.

Confira agora os horários que fazem parte das novas regras das Eleições 2020

Pensando em diminuir o risco de aglomeração, o TSE aumentou em uma hora o período de votação nas Eleições 2020. No domingo (15), o eleitor poderá votar a partir das 7 horas da manhã até as 17 horas. Idosos terão preferência das 7h às 10h.

Lembrando que além do uso da máscara e caneta nas Eleições 2020, o eleitor pode ficar seguro que todas as seções terão álcool 70% para higienização das mãos antes e depois da votação, marcações alertando o distanciamento social e fiscais eleitorais orientando a população.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes