Eleições 2020 no Amapá: primeiro turno será neste domingo, dia 6

Se houver 2º turno, pleito será no dia 20 de dezembro. Datas foram indicadas pelo TSE em razão da crise de energia e falta de segurança.

Eleições 2020 no Amapá - A crise de energia, ocasionada pelo incêndio em uma subestação no Amapá, no começo de novembro, além de deixar os moradores de 13 dos 16 municípios do Estado sem luz por mais de quatro semanas, deixou também cerca de 292.818 eleitores da capital impossibilitados de votar junto do calendário normal com o restante do país.

Por conta disso, o primeiro turno das Eleições 2020 no Amapá será realizado neste domingo, 06 de dezembro. Os eleitores irão decidir o futuro prefeito, vice e escolherão também, os 23 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal.  Se houver necessidade de segundo turno, o pleito acontecerá no dia 20 de dezembro.

Por que as Eleições 2020 no Amapá foram adiadas?

Eleições 2020 no amapá será neste domingo, dia 6
(foto: reprodução/redes sociais)

As eleições foram adiadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, atendendo o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), no dia 12 de novembro, em virtude de uma crise de energia causada por um incêndio que destruiu três transformadores em uma subestação de energia da capital Macapá.

O caso ficou conhecido como Apagão no Amapá, porque provocou falhas no acesso à eletricidade por parte da população, com sérios reflexos na segurança pública.

Relembre os 8 apagões que já aconteceu no Brasil

Como vai funcionar as Eleições 2020 no Amapá?

Assim como no restante do país, os cuidados recomendados pelas autoridades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as Eleições 2020 no Amapá adotará o mesmo sistema:

  • Uso de máscara (obrigatório)
  • Álcool em gel – todas as seções deverão ter para o eleitor passar nas mãos antes e depois de votar
  • Caneta – o uso da caneta é, segundo o TSE, para o eleitor assinar a ficha de votação, evitando assim, maior contágio da doença da Covid-19
  • Respeitar o distanciamento social nas filas

Urnas

Segundo o site do TSE, todas as 850 urnas eletrônicas já foram carregadas pelo TRE-AP. Para garantir melhor segurança, o TSE enviou baterias extras ao Amapá. O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) também dará todo o apoio ao TRE-AP, para que o pleito ocorra de forma tranquila.

Propaganda Eleitoral Gratuita nas Eleições 2020 no Amapá

A propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão de Macapá, termina nesta quinta-feira (3). Ela começou no dia 09 de outubro e havia sido suspensa no dia 20 de novembro sendo retomada após Resolução do TSE nº 23.633/2020, que regulamenta o horário eleitoral gratuito para a campanha de prefeitos e vereadores de Macapá.

Dentre as regras de gastos com campanha eleitoral, nas propagandas eleitorais gratuitas, o valor máximo estipulado pelo TSE para prefeito em Macapá foi fixado em R$ 1.886.418.31 e para vereador, o teto estabelecido ficou em R$ 212.441,26.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes