ANS suspende a venda de 70 planos de saúde; veja lista

Proibição vale a partir desta quinta-feira

ANS suspende a venda de 70 planos de saúde de oito operadoras após reclamações sobre cobertura assistencial. A Agência Nacional de Saúde Suplementar definiu que a suspensão é temporária e começa a valer na quinta-feira (30) e só poderá ser retomada se as operadoras apresentarem melhora no desempenho. Veja a lista.

A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. A agência analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial. Só no período entre 1 de janeiro e 31 de março desse ano foram analisadas 37.512 reclamações.

A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados das operadoras identificadas em risco.

Quando uma operadora possui produto com comercialização suspensa em decorrência do Monitoramento da Garantia de Atendimento, ela não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão e nem receber novos beneficiários nos planos de saúde com comercialização suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).

A cada trimestre, as operadoras são reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde, nos moldes do referido monitoramento, são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações, desde que os planos não estejam com a comercialização interrompida por outros motivos.

Ao todo, 1.453.044 beneficiários utilizam os planos suspensos, mas de acordo com a ANS, os usuários ficarão protegidos com a medida.Proibição vale a partir desta quinta-feira

Consulte o resultado nas listas abaixo da ANS suspende a venda de 70 planos de saúde

Planos com comercialização suspensa

Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento

Leia também

Quarta dose vacina covid em SP: quem já pode tomar?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes