Quarta dose vacina covid em SP: quem já pode tomar?

Quarta dose da vacina contra a covid já está liberada em SP para adultos acima de 45 anos

Quarta dose vacina covid já está liberada para adultos acima de 45 anos na cidade de São Paulo. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas acima de 40 anos tomem a dose de reforço. O anúncio foi feito no dia 20 de junho, depois de uma alta do número de casos de covid em todo País.

Quarta dose vacina covid pode ser aplicada nos adultos, a partir de 45 anos, que já tenham tomado a terceira dose de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer há pelo menos quatro meses.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, as pessoas desta faixa etária também podem aproveitar para se vacinar contra a gripe.

Quarta dose vacina covid SP para pessoas acima dos 40 anos

Quarta dose vacina covid
Quarta dose vacina covid - foto: tânia rego/agência brasil

Apesar do Ministério da Saúde ter anunciado a ampliação da quarta dose para toda população acima de 40 anos, a cidade de São Paulo vai escalonar. Isso porque o município não tem doses suficientes para vacinar toda esta faixa etária.

Quarta dose vacina covid está disponível, desde o dia 22 de junho, para adultos acima de 45 anos que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. Lembrando que a quarta dose foi liberada apenas para quem tomou os imunizantes Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.

Assim que novas doses chegarem ao município de São Paulo, a Prefeitura abre para o público abaixo dos 45 anos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 500 mil pessoas já podem tomar a quarta dose.

Assim como as demais doses, para tomar a quarta dose vacina covid a pessoa não pode estar com sintomas gripais nem febre. Em caso de testar positivo para a covid no intervalo das imunizações, é preciso esperar quatro semanas antes de tomar o reforço.

Qual vacina tomar na quarta dose covid

No anúncio da liberação da quarta dose vacina covid para pessoas acima de 40 anos, o Ministério da Saúde recomendou que a população seja imunizada com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.

Segundo o Governo Federal, 8,79 milhões de pessoas já podem se vacinar em todo País. Este número reflete quem está dentro da faixa etária acima de 40 anos e que tomou a terceira dose de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer há pelo menos quatro meses.

Para quem tomou Janssen, imunizante de dose única, e tem de 18 a 39 anos, o Ministério da Saúde liberou a segunda dose de reforço, desde que tenha tomado a primeira dose do reforço há pelo menos quatro meses.

Desta forma, o esquema vacinal da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer no País fica assim:

  • Maiores de 40 anos: quatro doses
  • 12 a 39 anos: três doses
  • 5 a 11 anos: duas doses

E para quem tomou a vacina da Janssen:

  • 18 a 39 anos: segundo reforço (terceira dose)
  • 40 anos ou mais: terceiro reforço (quarta dose)

Quarta dose vacina covid pode dar efeitos colaterais?

Com a aplicação da quarta dose vacina covid tem surgido dúvidas acerca dos possíveis efeitos colaterais do reforço na imunização. No entanto, até o momento, não há evidências de que a quarta dose vacina covid manifeste efeitos diferentes dos já relatados com as doses anteriores.

O que especialistas afirmam é a possibilidade da quarta dose vacina covid provocar reações leves em cerca de 10% das pessoas imunizadas, segundo a bula.

Quarta dose vacina covid pode efeitos colaterais, entenda os principais:

  • Dor no local da aplicação;
  • Dor no corpo;
  • Mal estar;
  • Sintomas de resfriado;
  • Estado febril

Mas não espere que estas reações ocorram com todos os vacinados, como já falamos acima, os efeitos aparecem em 10% das pessoas que tomaram a quarta dose.

Vale ressaltar que a reação é leve e deve durar de 24h até 48h após a aplicação. Especialistas explicam que estes efeitos são esperados e que mostram que o sistema imunológico está reagindo à vacina, mas não significa que a vacina só vai funcionar em quem manifestar reação, porque depende do organismo de cada pessoa.

Onde tomar a quarta dose da covid

Para saber onde você pode tomar a quarta dose vacina covid na cidade de São Paulo basta acessar o link do Vacina Sampa. A Prefeitura de São Paulo trata a quarta dose como "segunda dose adicional", então não se preocupe se você não encontrar nas informações da Secretaria Municipal da Saúde o termo "quarta dose".

Quarta dose vacina covid SP está sendo aplicada nas:

  • UBS (Unidades Básicas de Saúde), de segunda sexta-feira, das 7h às 19h;
  • AMA/UBS Integradas todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h;
  • Centros de Saúde;
  • Serviços de Atenção Especializada;
  • Megapostos Petz Teotônio Vilela e Mega Posto Parelheiros.

Por que devo tomar a quarta dose vacina covid?

A quarta dose vacina covid deve ser tomada para garantir a efetividade do imunizante às variantes do vírus. Em nota técnica, o Ministério da Saúde explica que dados mostraram a diminuição da efetividade das vacinas em casos da variante ômicron.

Tal redução, ainda conforme o Ministério da Saúde, tem acontecido em pessoas mais velhas e pode ter relação com o envelhecimento natural do organismo. Por isso estratégias têm de ser reavaliadas para garantir esta efetividade em adultos e idosos.

Estudos também mostram um aumento considerável na proteção contra o vírus depois da quarta dose ou doses de reforço. Importante frisar que mesmo tomando a quarta dose vacina covid, os cuidados precisam continuar, como uso de máscara, álcool em gel e evitar frequentar locais com aglomeração.

A quarta dose vacina covid já está sendo aplicada em adultos a partir dos 40 anos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul desde antes do anúncio do Ministério da Saúde. O Estado sempre esteve no ranking das unidades da federação que mais vacinaram em todo País.

Em Salvador, na Bahia, a aplicação da quarta dose também já acontece desde o anúncio do Ministério da Saúde. No dia 22 de junho, a Prefeitura liberou a dose de reforço e a população pode consultar se está dentro do público elegível diretamente no site da Secretaria Municipal de Saúde. Isso porque só pode tomar a quarta dose quem tomou a terceira até o dia 22 de fevereiro de 2022.

Em Brasília, no Distrito Federal, a quarta dose também já está disponível para pessoas acima de 40 anos que tenham tomado Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. A exigência, no entanto, é de usar obrigatoriamente a máscara no momento da vacinação.

No Estado do Rio de Janeiro, a quarta dose já vinha sendo aplicada em trabalhadores da área da saúde com idade acima de 30 anos, mas após o anúncio do Governo Federal, foi liberada a vacinação do público com 40 anos ou mais desde o dia 21 de junho.

O que é preciso levar para tomar a vacina

Para tomar a quarta dose vacina covid, ou a chamada segunda dose de reforço, você primeiro precisa estar dentro da faixa etária liberada pelo Ministério da Saúde, que é de 40 anos ou mais, e ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Seguindo estes critérios, o usuário deve procurar pela Prefeitura ou Secretaria Municipal de Saúde para ver se a quarta dose vacina covid está sendo aplicada para pessoas da sua idade. Apesar da autorização do Governo Federal, existem municípios que não têm doses suficientes, como a cidade de São Paulo, por exemplo, e precisou escalonar.

As vacinas são aplicadas em unidades de saúde, e você precisa levar documento oficial com foto, vale RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte, além de carteira de identificação profissional expedida pelo conselho da classe, CPF e o cartão de vacina que consta as doses de reforço tomadas anteriormente.

Se você não encontrar o cartão de vacina, no atendimento é feita a busca pelo sistema.

Veja também:

Quais as reações da vacina Astrazeneca?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes