Anvisa recebe pedido do Butantan para uso emergencial da CoronaVac

A documentação foi entregue pelo Instituto Butantan na manhã desta sexta-feira. A primeira fase de análise da agência de vigilância terá duração de 24h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na manhã desta sexta-feira (8) que o primeiro pedido de uso emergencial de uma vacina contra Covid-19 no Brasil foi feito: a Coronavac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. A Anvisa declarou que a análise do pedido de uso emergencial é realizada por uma equipe multidisciplinar, que reúne especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

 

Quanto tempo a Anvisa tem para autorizar o uso da CoronaVac?

O protocolo online foi entregue pelo Butantan em uma reunião virtual com a agência. Após o pedido ser formalizado oficialmente, a Anvisa tem um prazo de 10 dias corridos para averiguar o processo. A agência diz que já iniciou a análise inicial da documentação entregue, que deve durar cerca de 24 horas. 

 

"As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se todos os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode pausar o prazo e solicitar as informações adicionais ao laboratório", afirmou a agência de vigilância, em nota. Em caso de falta de informação na documentação, o Instituto Butantan será notificado e o prazo de 10 dias é suspenso até o novo envio. O governador de São Paulo comemorou o recebimento do protocolo em rede social:

 

 

No entanto, como estipulou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 30 de dezembro, se a CoronaVac já tivesse obtido autorização de ao menos uma agência reguladora estrangeira, entre EUA, China, Japão ou Europa, o tempo entre pedido e aprovação seria de 72 horas.

 

Índice de eficácia da CoronaVac

O governo de São Paulo anunciou ontem que a CoronaVac teve eficácia de 78% para casos leves na terceira - e última - fase de testes, que contou com cerca de 13 mil voluntários no Brasil. Em relação aos casos graves e moderados, o governo declarou índice de eficácia de 100%. Isso significa que não houve casos graves (incluindo mortes) e moderados entre os vacinados. O que falta a ser divulgado pelos laboratórios é a taxa de eficácia global: aquela que informa quantos dos voluntários que tomaram a vacina foram contaminados pela Covid-19 e também quantos ficaram doentes após tomarem o placebo.

 

“A vacina mostrou 100% de eficácia contra casos graves e moderados. Não houve nenhum caso grave de Covid-19 entre os voluntários imunizados com a vacina do Butantan”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em nota do governo paulista. O índice de eficácia é considerado alto entre especialistas. A taxa mínima exigida pela Anvisa é de 50%, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina da gripe comum possui 60% de eficácia, por exemplo. 

 

Quando sai o registro definitivo da CoronaVac pela Anvisa?

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o pedido de registro definitivo da vacina será feito em um segundo momento, pela responsabilidade do laboratório chinês parceiro Sinovac, mas não informou a data exata.

 

"O pedido de registro da vacina será feito pela Sinovac. A Sinovac recolhe os dados dos estudos da vacina e é ela que submete o pedido oficialmente lá, na NMPA, que é a Anvisa chinesa, e imediatamente o mesmo pedido se estende ao Brasil e a outros países", afirmou Covas nesta quinta (7). Segundo a Anvisa, o prazo para a análise do registro definitivo é de 60 dias.

 

Início da vacinação em São Paulo

A expectativa do governo de São Paulo é que o uso emergencial da CoronaVac seja autorizado pela Anvisa até o dia 25 de janeiro, data estipulada no plano estadual de imunização para início da vacinação de 9 milhões de pessoas dos grupos prioritários. No caso da aprovação da vacina, profissionais da saúde, indígenas e quilombolas devem receber as primeiras doses, seguidos por idosos com mais de 60 anos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes