Autoteste de Covid: como funciona e quando usar?

O autoteste pode ser feito em casa e é parecido com o antígeno

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste de Covid-19 ainda não tem data para começar a ser vendido no Brasil, já que isso depende de alguns trâmites entre as empresas e a própria Anvisa. Esse tipo de exame já é disponibilizado em países da Europa, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália como estratégia de controle da pandemia. Mas como funciona o autoteste de Covid? Esclareça essa e outras dúvidas.

Como funciona o autoteste de Covid

O autoteste de Covid-19 é bastante parecido com o teste rápido de antígeno, que já é feito nas farmácias. Ainda não se sabe quais testes serão autorizados no país, mas a maioria deles tem o mesmo sistema de testagem. O exame, que pode ser feito em casa, é realizado por meio da coleta de secreção do nariz ou da boca, material que depois é colocado em uma solução química e colocado para testagem em um dispositivo. O resultado sai após 15 ou 30 minutos e é de fácil interpretação.

As instruções do autoteste de Covid e como ele funciona podem mudar de acordo com o tipo de exame, mas todos os kits vêm acompanhados dessas informações. Quanto ao resultado, a tira vem com duas letras: C e T. Duas listras (uma em cada letra) significa teste válido e positivo. Uma listra na letra C significa teste negativo e uma listra na letra T indica que o resultado foi inconclusivo e, por isso, é preciso fazer um novo exame com um novo kit ou em uma unidade de saúde.

O autoteste serve como diagnóstico definitivo?

De acordo com o Ministério da Saúde, o autoteste não pode ser usado para definição do diagnóstico e nem como atestado médico, ele serve apenas como triagem. Isso acontece porque esse tipo de exame pode apresentar resultado negativo em quem tem Covid-19 se for feito durante o período de incubação do vírus ou quando a carga viral estiver baixa; é o chamado falso negativo.

O autoteste também não será aceito como comprovação de resultado negativo no caso de viagens. A notificação é obrigatória e, se o resultado der positivo, a orientação do Ministério é procurar atendimento médico para confirmação e orientações.

Onde encontrar?

O autoteste de Covid-19 será vendido em farmácias e instituições de saúde de forma presencial ou online, mas a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial acredita que isso só deverá ocorrer no fim de fevereiro.  Ainda segundo a instituições, o preço deve variar entre R$ 45 e R$ 75, o que pode significar um valor bem abaixo dos testes de antígeno que já são feitos por profissionais nas farmácias. Empresas que quiserem distribuir o autoteste para os funcionários poderão fazer compras em grandes quantidades.

O autoteste é confiável?

Especialistas alertam que, para que o resultado seja confiável, o primeiro passo é que as instruções de coleta e de realização do autoteste sejam seguidas à risca. Além disso, é necessário que a carga viral esteja alta, ou seja, nos primeiros dias de sintomas. Já no caso de pessoas assintomáticas, a recomendação é que a testagem seja feita a partir do 5º de contato com um infectado. A sensibilidade do autoteste de Covid é entre 40% e 60%.

Para quem o autoteste é indicado?

O autoteste é indicado para qualquer pessoa, com ou sem sintomas, que deseja saber se está infectado com a Covid. Menores de 14 anos devem realizar o exame sob a supervisão de um adulto. Já as pessoas que têm sintomas graves, como saturação abaixo de 95% e falta de ar, devem procurar atendimento médico com urgência.

Uma das principais estratégias para o controle da pandemia, de acordo com as autoridades de saúde, é a ampla testagem da população. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia recomendado que o Brasil adotasse o autoteste como forma de conter o avanço da doença.

Especialistas apontam esse tipo de exame como uma maneira de desafogar as unidades de saúde e evitar aglomerações. Isso porque, com o avanço da Ômicrom e a ocorrência de muitos casos de Influenza, houve uma corrida às unidade de saúde em busca de testes.

A realização do teste em casa também é uma forma de saber, no caso de pessoas infectadas, se o vírus ainda está ativo e, portanto, se o isolamento deve ser mantido. Vale lembrar que, se o resultado der positivo, é essencial procurar um serviço de saúde para confirmar a infecção.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes