Vacina infantil contra a Covid é segura: 5 dúvidas respondidas

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a vacinação de crianças e adolescentes

A vacinação infantil contra a Covid-19, que começou dia 14 de janeiro no Brasil, vem levantando muitos debates se a vacina infantil contra a Covid é segura.  Pelo mundo, diversos países já aprovaram a vacina para crianças e adolescentes, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são seguras e eficazes. Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a vacina infantil.

A vacina infantil contra a Covid é segura?

A OMS, o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) são apenas alguns exemplos de instituições que já declararam que a vacina infantil contra a Covid é segura e eficaz.

Aqui no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera que o imunizante é seguro e, por isso, aprovou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos ainda em dezembro. Já o uso da CoronaVac foi aprovado somente nesta quinta-feira, 20 de janeiro, para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.

Quais são as reações mais comuns - vacina infantil contra a Covid é segura

Assim como acontece com outras vacinas, é possível que crianças tenham algumas reações adversas após a aplicação. No entanto, baseados em estudos, a Anvisa e o CDC afirmaram que os efeitos colaterais são raros. De maneira geral, eles também são leves.

Dor no local da aplicação, acompanhada de vermelhidão ou inchaço, febre, dores musculares e de cabeça e mal-estar geral foram as reações mais comuns nos relatos de crianças. A tendência é que esses sintomas desapareçam em poucos dias, se ocorrerem. Há uma preocupação recente sobre casos de miocardite relacionados à vacina da Pfizer, mas a farmacêutica garante que essa reação é rara.

Qual imunizante será utilizado?

No Brasil, as vacinas que têm autorização da Anvisa são a Pfizer e a Coronavac. O imunizante da Pfizer é o que vem sendo utilizado na maior parte dos países. Para a vacina infantil contra a Covid ser segura, a empresa desenvolveu uma versão pediátrica, que tem uma identificação laranja.

Além dela, no Brasil, a Coronavac também está aprovada para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. A versão utilizada é a mesma dos adultos e o intervalo de 28 dias entre as duas doses também é igual. Alguns países já estavam usando essa vacina, como a China, por exemplo.

Por que as crianças devem ser vacinadas?

Segundo a OMS, "Existem benefícios em vacinar crianças e adolescentes que vão além do direito à saúde. A vacinação diminui a transmissão de covid nessa faixa etária e pode reduzir a transmissão de crianças e adolescentes para adultos mais velhos, o que pode ajudar a reduzir a necessidade de medidas de mitigação nas escolas", diz um trecho do documento divulgado pela instituição em novembro do ano passado.

Um levantamento da Fiocruz revelou que, até o dia 4 de dezembro de 2021, o número de menores de idade que morreram devido à Covid-19 chegou a 1.422 no Brasil. Além disso, 20 mil crianças e adolescentes foram internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid.

É necessária a autorização dos pais para vacinar a criança?

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado que os pais ou responsáveis pelas crianças conversem com um médico antes da aplicação da vacina para receber orientações, a imunização precisa ser acompanhada por um adulto responsável pela criança.

Caso não seja possível acompanhar os menores até o posto de vacinação, no entanto, é necessária a autorização por escrito. O Termo de Consentimento ou de Assentimento pode ser facilmente encontrado na internet. É preciso imprimir e assinar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes