Butantan desenvolve a 'ButanVac', 1ª vacina brasileira contra Covid

A nova vacina do Instituto Butantan, a ButanVac, pode começar os teste já em abril com mais de 1.800 voluntários.

O Instituto Butantan anunciou hoje (26) um novo imunizante no combate a Covid-19. Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o pedido para iniciar em abril os testes com a vacina chamada ButanVac será encaminhado para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A nova vacina do Butantan terá produção integralmente no Brasil, sem a necessidade de importação. O Instituto lidera um consórcio internacional e responderá por 85% da capacidade total de fornecimento do imunizante.

Na ButanVac, o vírus inativado com produtos químicos para a sua formulação , o que facilita a sua estabilidade e deixa a vacina ainda mais segura.

Segundo Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto, a ButanVac terá perfil alto de segurança. “Nós sabemos produzir a ButanVac, temos tecnologia para isso e sabemos que vacinas inativadas são eficazes contra a Covid-19. Poder entregar mais vacinas é o que precisamos em um momento tão crítico”, explica.

Testes da vacina ButanVac do Butantan

A expectativa do Instituto Butantan é que após a liberação da Anvisa, os teste no Brasil possam começar ainda em abril. A produção da ButanVac pode ter início em maio deste ano. Contudo, a aplicação do imunizante só pode acontecer após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nas fases 1 e 2 de testes a ButanVac passa por uma análise para saber se é segura e também se é capaz de promover resposta imune em 1,8 mil voluntários. Já na fase 3, etapa que vai estipular a eficácia da nova fórmula, participarão até 9 mil pessoas.

O novo imunizante do Instituto Butantan também terá testes no Vietnã e Tailândia, que também fazem parte do consórcio.

Produção da vacina Coronavac

O Instituto Butantan atualmente é o responsável pela etapa final de produção da Coronavac. A vacina foi feita pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Butantan.

A previsão é de que a partir do segundo semestre de 2021, a fabricação da Coronavac seja nacional. Tudo depende apenas do término da construção da fábrica que produzirá imunizante.

De acordo com o Instituto Butantan, o desenvolvimento da ButanVac não afeta o cronograma da Coronavac. Isso pois as produções dos imunizante serão feitas em fábricas distintas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes