Segunda dose da CoronaVac: saiba como funciona e qual intervalo

O número de pessoas que estão recebendo a primeira dose da vacina não param de crescer. Com isso, surge a dúvida de como está sendo o planejamento para aplicar a segunda dose da CoronaVac.

No dia 18 de janeiro, o Brasil finalmente começou a dar os primeiros passos em direção à imunização contra a Covid-19. Indígenas e profissionais de saúde receberam a tão aguardada primeira dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a  Sinovac. Só no estado de São Paulo, mais de 387 mil pessoas já foram vacinadas até o momento. Com isso, uma dúvida legítima começa a surgir para milhares de brasileiros: afinal, qual o planejamento para a segunda dose da CoronaVac?

A Secretaria de Saúde diz seguir a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI), que recomenda que a segunda dose da CoronaVac seja aplicada em intervalo de 14 a 28 dias. Com isso, o protocolo do PNI prevê a reserva de pelo menos 50% dos lotes das vacinas para a aplicação em uma segunda etapa. No entanto, detalhes de como tal planejamento está sendo feito não foram revelados pelo governo.

Porque é necessário garantir a segunda dose da CoronaVac?

Coronavac
A vacina coronavac foi aprovada para uso emergencial contra a covid-19. (foto: daniel schludi/unsplash)

A segunda dose da CoronaVac é de extrema importância para garantir a imunização contra o vírus. Segundo o Instituto Butantan, a vacina garante 50,38% menos de chances de contrair a doença. Em caso de diagnóstico positivo para a doença, a chance de não precisar de qualquer atendimento médico é de 78% e 100% de certeza de que a enfermidade não vai se agravar. Mas especialistas afirmam que a proteção começa cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina – mesmo intervalo de tempo da vacina de Oxford.

Apesar dos testes clínicos usarem tais intervalos de tempo entre a primeira e segunda dose da vacina, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, garante que também há dados que comprovam que o prazo de 28 dias entre as doses pode ser estendido sem causar problemas na eficácia do imunizante.

Planejamento do governo de São Paulo causa polêmica

O governo de São Paulo enviou um pedido ao Ministério da Saúde para usar todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 na primeira fase, algo que vai contra a diretriz do Programa Nacional de Imunização. O Centro de Contingência do governo de João Doria (PSDB) declarou que a proposta ampliaria a população imunizada, em vez de estocar doses da CoronaVac para a segunda etapa. Com isso, a aplicação da segunda dose também seria postergada.

A solicitação foi negada pelo Ministério e condenada pela Anvisa, que reforçou que o planejamento de vacinação, assim como a bula que propõe o espaçamento de 28 dias entre as doses, deveriam ser seguidas à risca. Ainda segundo o Ministério da Saúde, "não há evidência científica de que, com a ampliação do intervalo entre doses, a vacina ofereça a proteção necessária para a população."

Coronavac: entenda todo o processo da vacina contra covid-19 no brasil
Governador de sp, joão dória é o maior apoiador da coronavac no brasil. (foto: governo de sp)

No dia 27 de janeiro, durante uma entrevista coletiva, o diretor do Instituto Butantan defendeu a estratégia proposta pelo governo de São Paulo e disse que "não é lógico que haja vacina na prateleira e pessoas morrendo." Já epidemiologista Denise Garrett afirmou ao G1, que a necessidade de expandir o intervalo entre as doses revela a falta de planejamento na compra de doses.

Logo no início do plano de vacinação, o Instituto Butantan afirmou que 4,6 milhões de doses da vacina foram entregues ao Ministério da Saúde para os demais estados, enquanto 1,4 milhão ficaram em São Paulo para a primeira parte do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Como anda a produção da CoronaVac

O Instituto Butantan vem enfrentando um problema com falta de insumos para a produção de sua vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Por isso, a produção do imunizante está parada desde o dia 17 de janeiro. Especialistas apontam que não há certeza de que as pessoas serão vacinadas por completo no prazo estipulado.

Dimas Covas estimou para o dia 3 de fevereiro a chegada dos 5.400 litros de insumos importados da China. Segundo o Instituto Butantan, a matéria-prima deverá ser utilizada para a fabricação de cerca de 8,6 milhões de doses. As primeiras doses produzidas com esse material ficariam prontas em cerca de 20 dias após o incio da data de fabricação.

Como será a aplicação da segunda dose da CoronaVac?

Segundo informações da Secretaria de Saúde, após a primeira dose, o cidadão recebe um cartão com a comprovação da primeira dose e com a data da segunda dose agendada. Os profissionais de saúde que já receberam a primeira dose da CorornaVac, por exemplo, devem procurar o mesmo local onde se vacinaram pela primeira vez para receber a segunda dose de acordo com o intervalo de tempo recomendado pela bula.

Efeitos colaterais da segunda dose

Tanto o Instituto Butantan como a Secretaria de Saúde, esclareceram que podem ocorrer efeitos colaterais após a vacinação completa da vacina CoronaVac. Os efeitos mais comuns apresentados após a vacina foram:

  • Dor no local da aplicação
  • Dor de cabeça
  • Febre

O Butantan afirmou não foram registrados efeitos adversos graves e de interesse especial relacionados à vacinação.

Quem pode tomar a primeira dose da vacina?

De acordo com o calendário do plano de vacinação divulgado pelo governo federal, existe uma ordem que respeita certas fases e grupos prioritários. A expectativa neste momento, é imunizar cerca de 14,8 milhões de pessoas, segundo afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Confira abaixo quem está na frente na fila de vacinação:

  • Pessoas com mais de 75 anos ou com mais de 60 anos em casas de repouso;
  • Povos tradicionais, indígenas e ribeirinhos;
  • Trabalhadores da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros);
  • Trabalhadores de apoio na área de saúde (recepcionistas, seguranças, entre outros).
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes