Câncer de tireoide: cinco sintomas que podem indicar a doença

O tumor é responsável por mais de 13 mil novos casos de câncer todos os anos e as mulheres são as mais afetadas pela doença.

Na semana passada, a atriz Carla Diaz revelou, em sua apresentação no BBB21, que lutou contra um câncer de tireoide em 2020.  Esse, aliás, é o quinto tipo de tumor mais comum nas mulheres e o 17º entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 13 mil novos casos surgirão a cada ano até 2022. 

Em geral, pessoas mais jovens estão mais propensas a apresentar essa doença. Além disso, pode ter incidência maior em pessoas que se expõem à irradiação no pescoço e com histórico na família.

 

O que é o câncer de tireoide?

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que a glândula tireoide fica na parte da frente do pescoço. Está logo abaixo da laringe (cordas vocais). Sua função é, enfim, produzir hormônios que regulam o metabolismo. Por sua vez, esse processo usa e armazena energia. Então, o câncer de tireoide ocorre quando surgem nódulos nessa região do corpo.

Uma notícia positiva é que a maioria dos nódulos (90%) são benignos. No entanto, os cancerosos podem se espalhar pelo corpo. Em casos mais graves, chegam até a colocar a vida em risco. 

 

Causas, fatores de risco e tratamento

 

A ciência ainda não sabe, de fato, qual é a causa do câncer de tireoide. Por outro lado, já elencou alguns fatores que elevam as chances de uma pessoa desenvolver a doença. Os mais comuns são:

  • Tratamentos com radiação para cabeça, pescoço ou tórax. Isso, principalmente, quando ocorrem na infância ou adolescência.
  • Histórico familiar de câncer de tireoide.
  • Idade superior a 40 anos.
  • Nódulos grandes ou que crescem rápido na região do pescoço.

Com frequência, descobre-se o câncer de tireoide a partir do surgimento de um nódulo ou caroço no pescoço. O diagnóstico ocorre, então, por meio da aspiração do nódulo com uma agulha fina. O procedimento retira células ou fluidos para análise. O teste é preciso e identifica se o tumor é benigno ou maligno.

Já o tratamento varia de acordo com o tipo de câncer. Depende, ademais, se está apenas em um único local ou se espalhou pelo corpo. Entre as opções de tratamento estão cirurgia, radiação externa e quimioterapia. Vale lembrar que é importante consultar o médico para realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Câncer de tireoide
Imagem: reprodução / pinterest

Sintomas do câncer de tireoide

 

Apesar de ser assintomático em muitos casos, há muitos sinais que alertam para a presença do câncer de tireoide. O oncologista Andrey Soares destaca, então, os cinco principais sintomas da doença.

 

Nódulo no pescoço

 

Dores na parte anterior do pescoço e nódulos ou caroços rígidos, que persistem por mais de 20 dias, podem ser sinais do tumor. Além disso, podem apresentar crescimento rápido. “Nesse caso, o ideal é procurar um especialista de imediato.”

 

Rouquidão

 

Preste atenção se os nódulos estiverem associados à rouquidão. Isso porque esse também é um sintoma do câncer de tireoide. Alterações na voz, como duas tonalidades diferentes, por exemplo, também merece atenção. É importante detectar logo cedo esses primeiros sinais, pois o sucesso do tratamento depende do estágio do tumor.

 

Dificuldade para engolir - câncer de tireoide 

 

A dificuldade de engolir pode ser sintoma de muitos problemas, como a disfagia, por exemplo. No entanto, desconfortos ao ingerir alimentos sólidos ou líquidos e sensação de algo preso na garganta também podem ocorrer no câncer de tireoide. Dessa forma, fique de olho se esse sinal aparecer.

 

Problemas respiratórios

 

Quando a tireoide está inflamada, problemas respiratórios são muito comuns. Mas a falta de ar também pode ser indicativo de câncer de tireoide e precisa ser acompanhada de perto.

 

Tosse frequente

 

“Mesmo que pareça algo banal, a tosse frequente pode estar ligada a um tumor maligno na tiroide”, diz o médico. Assim, se a tosse persistir e não houver outros sintomas de resfriado ou gripe, é hora de procurar um especialista.

Fonte: Andrey Soares, oncologista do CPO Oncoclínicas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes