Carteira digital do SUS: saiba como fazer o cartão

A Carteira digital do SUS auxilio os pacientes a marcar consulta com agilidade no Sistema Único de Saúde, o SUS.

O aplicativo Conecte SUS Cidadão, também conhecido como carteira digital do sistema público de saúde, terá um grande papel para a fase de vacinação contra a Covid-19 no país. Os brasileiros poderão acompanhar o calendário de dosagens da vacina CoronaVac ou a de Oxford/AstraZeneca, de uma forma rápida e prática.

É isso que prometeu o ministro da Saúde Eduardo Pazuello na semana passada. Antes mesmo do início da vacinação que começa nos estados de São Paulo, em Minas Gerais e Rio de Janeiro, a partir de terça-feira (19), Pazuello afirmou que as melhorias no aplicativo do SUS vão permitir o monitoramento das doses das vacinas.

"Vai garantir maior segurança à população imunizada", completou o ministro através de uma nota oficial. Com isso, o acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19 será por meio da carteira digital do SUS.

Sus
O sus é integral, igualitário e universal, ou seja, não faz, e nem deve fazer qualquer distinção entre os usuários. (foto: marcello casal jr/agência brasil)

Como fazer cartão digital do SUS?

Para quem já é cadastrado no SUS, é possível acessar a carteira digital através do próprio celular. Basta baixar o aplicativo Conecte SUS no celular para acessar as informações sobre atendimentos, exames, consultas, certificados de vacinação e medicamentos retirados na farmácia. É acessível por qualquer dispositivo com internet, utilizando o login único gov.br. Veja abaixo como baixar:

  1. Vá até o Play Store ou App Store;
  2. Digite “Conecte SUS”. O APP é fornecido pelo DATASUS-Ministério da Saúde;
  3. Clique em Instalar;
  4. Abra o aplicativo e faça seu cadastro informando seus dados como CPF ou o número da carteira;
  5. Navegue pelo aplicativo e acesse as informações desejadas.

O que é a vacina bivalente contra a covid 

A carteira digital substitui a física?

Com a carteira virtual, que pode ser acessada ou emitida através do aplicativo Conecte Sus (por meio de um QRcode), ela passa a valer como o cartão do SUS, como se fosse o físico.  Portanto, fica a critério de quem deseja utilizar a física ou a virtual, ambas possuem a mesma validade.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes