Como vai ser a vacinação contra COVID-19 em todo o país?

Duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil. De acordo com o governo federal, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios.

Na tarde de ontem (17), as vacinas de Oxford e CoronaVac foram aprovadas pela Anvisa para uso emergencial no Brasil. Por isso, a vacinação contra a COVID já pode começar no país, mesmo que com algumas restrições. O governo federal apresentou plano de imunização e, segundo o ministro da saúde Eduardo Pazuello, deve começar ainda hoje. No estado de São Paulo, o governador João Dória (PSDB) já havia apresentado um plano de imunização no estado que deve ter início no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.

Qual é o plano nacional de vacinação?

Vacinação covid com pazuello
Pazuello adianta início da vacinação (foto: josé dias/pr)

Inicialmente, o ministro Pazuello havia afirmado que a vacinação contra a COVID-19 iria começar na quarta-feira. Mas com a pressão dos governadores, ele decidiu que será possível começar ainda hoje até às 17h.

Pazuello já deu início à distribuição das doses pelo país no início da manhã. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

São 6 milhões de doses. 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de SP.

Ainda de acordo com o governo federal, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios.

Vacinação Covid em São Paulo

O governo de São Paulo já havia anunciado o plano de vacinação com a coronaVac desde final do ano passado.

A imunização está prevista para começar oficialmente dia 25 de janeiro. Os primeiros grupos a receber a vacina são os trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas no estado. Em seguida pessoas acima de 75 anos (a partir de 8 de fevereiro); pessoas de 70 a 74 anos (a partir de 15 de fevereiro); pessoas de 65 e 69 anos (a partir de 22 de fevereiro) e de 60 a 64 anos (a partir de 1º de março). A segunda dose deve ser dada 21 dias depois da primeira. Outros grupos devem ser vacinados gradualmente ao longo dos outros meses.
A expectativa é que na primeira fase, cerca de 9 milhões de pessoas sejam vacinadas. Além disso, a vacina será distribuída em postos de saúde, praças, terminais de metro e shoppings.

Como apenas o uso emergencial foi aprovado, apenas o SUS pode aplicar o imunizante, por enquanto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes