Coceira na cabeça: conheça as principais causas e tratamentos  

Em geral, o incômodo não passa de uma simples irritação, mas, se for persistente, pode indicar problemas mais sérios no couro cabeludo. 

Com frequência, a coceira na cabeça é apenas um incômodo passageiro. Aliás, pode se tornar até um costume levar as mãos aos cabelos, como em momentos de dúvida, não é mesmo? Mas, às vezes, ela pode representar mais que isso. "A coceira é normal quando esporádica e em baixa intensidade. Quando há duração maior, ou seja, se é constante e intensa, é indicativo de algum problema no couro cabeludo", explica a dermatologista Simone Stringhini.   

A irritação pode aparecer como resultado de alergias a produtos cosméticos ou uso de chapinhas e secadores. Além disso, em casos mais graves, é consequência de inflamações como dermatite ou psoríase. Por isso, é importante estar sempre atento à saúde do couro cabeludo. 

Conheça agora as principais causas, dicas e cuidados para evitar e tratar a coceira na cabeça. 

 

Alergia no couro cabeludo 

Se você sente coceira na cabeça e nota, além disso, que o couro cabeludo está seco e escamoso, pode ser que precise lavar e enxaguar melhor os cabelos. Por outro lado, se você tem coceira e erupção na pele, a causa pode ser uma reação alérgica. "Isso é comum, principalmente, em quem pinta o cabelo", diz Lucas Fustinoni, médico tricologista.  

Outros sinais de alergia são vermelhidão, lesões, descamação e sensibilidade na região. Nesse caso, é necessário interromper o uso do produto que está causando a reação. Também é importante consultar um dermatologista para avaliar a situação. Às vezes, são prescritas medicações ou pomadas, como aquelas à base de babosa, por exemplo.  

"Você pode levar ao médico o produto que causou a coceira na cabeça para avaliar a fórmula e identificar qual composto causou a alergia e, assim, evitar que aconteça novamente", aconselha Simone. 

 

Dermatite seborreica causa coceira na cabeça 

Trata-se da famosa caspa, uma descamação na pele que também apresenta manchas vermelhas e coceira na cabeça. Ademais, causa ardência e desconforto no couro cabeludo.   

O problema surge por diversos fatores. Por exemplo, falta de limpeza ou lavagem incorreta do cabelo. "Aliás, existe um mito de que não é bom lavar o cabelo diariamente. Mas, pelo contrário, isso pode prevenir a caspa e outras doenças do couro cabeludo, pois o acúmulo de oleosidade favorece a dermatite seborreica", detalha Simone.  

Além disso, abafar ou deixar o couro cabeludo úmido são fatores de risco. "Há ainda uma íntima relação do psicológico com as crises de dermatite seborreica. Ou seja, períodos de estresse e ansiedade desencadeiam quadros mais intensos de descamação e coceira na cabeça", acrescenta o dermatologista Daniel Cassiano.  

Como tratamento, recomenda-se shampoo anticaspa e produtos especiais que um profissional pode receitar. Outras dicas seriam lavar com frequência, com as pontas dos dedos, e evitar prender ou dormir com os cabelos enquanto úmidos. "Por fim, não aplique condicionador ou máscara na raiz e enxágue com água morna ou fria", completa a dermatologista Luciana Garbelini. 

Coceira na cabeça
Imagem: reprodução / pinterest

 

Pediculose 

Apesar de ter um nome difícil, essa causa de coceira na cabeça nada mais é que uma infestação de piolhos. De acordo com Simone, a maior incidência é, de fato, na infância. "Deve-se evitar compartilhar objetos que têm contato com o cabelo, como pente, escova e acessórios. Se estiver em um ambiente com alguém que está com pediculose, não fique próximo, pois o risco de contágio é alto."  

Por outro lado, o tratamento, em geral, é simples. "Além do pente fino, existe remédio via oral e de uso tópico. O uso de medicamento oral pode não ser necessário em casos mais brandos”, afirma Lucas.  

   

Coceira na cabeça pode ser sinal de micose  

A micose é uma infecção causada por um fungo que também pode afetar o couro cabeludo. Os sintomas são erupção na pele e coceira na cabeça. Pode, eventualmente, causar inchaços com pus e queda de cabelo. Já o tratamento requer  avaliação médica. 

É recomendável não dividir acessórios de cabelos com outras pessoas, visto que é uma doença contagiosa. 

  

Psoríase  

O principal sintoma dessa doença autoimune são placas vermelhas que aparecem em qualquer parte da pele. No couro cabeludo, causa não apenas coceira na cabeça, como também descamação semelhante à caspa. 

Existem muitos tratamentos para aliviar os sintomas a psoríase do couro cabeludo, como shampoo com medicação, mas vale dizer que a doença não tem cura, apesar de não ser contagiosa. 

  

Problema nervoso e câncer de pele  

A frequente coceira na cabeça, sem sinais de erupção cutânea, pode indicar um problema nervoso. “A neuropatia é um problema ao longo de um nervo. As doenças que podem afetar os nervos incluem herpes zóster e diabetes. Perda de cabelo com cicatrizes profundas podem danificar os nervos. Isso leva à coceira no couro cabeludo”, informa Lucas.  

Além disso, o câncer de pele no couro cabeludo também causa coceira. É importante sempre consultar um médico para descobrir a doença de forma precoce, o que aumenta as chances de cura e a orientação correta do tratamento. 

Cuidados com os cabelos
Imagem: reprodução / pinterest

Cuidados para evitar a coceira na cabeça 

 

Para se proteger da coceira na cabeça é importante tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, mantenha os cabelos limpos e sem resíduos de produtos. Você pode, aliás, adotar um cronograma capilar e uma rotina de lavagem ideal para o seu tipo de fio. 

 Dê preferência a shampoos e condicionadores sem substâncias agressivas e com ingredientes naturais. Nesse sentido, as técnicas low poo e no poo podem ajudar.  

 Lembre-se de aplicar condicionador, creme ou máscara apenas no comprimento do cabelo e evite usar chapinha ou secador com muita frequência. Além de danificar os fios, o calor pode gerar coceira na cabeça 

 Por fim, se a irritação for constante ou acompanhada de outros sintomas, procure um médico assim que possível. 

Fontes
Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Lucas Fustinonitricologista e membro da World Trichology Society. Luciana Garbelini, dermatologista especialista em cosmiatria e parceira da Souvie. Simone Stringhini, dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes