SP vai adiantar 2ª dose da Astrazeneca e cadastro está aberto; como fazer

A Prefeitura de São Paulo decidiu reduzir o intervalo de aplicação das vacinas Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. A antecipação da segunda dose dos imunizantes é anunciada ao mesmo tempo em que o Ministério da Saúde já avisa sobre a falta da Astrazeneca.

Quem mora na capital paulista e estiver esperando pela segunda dose da vacina já pode se cadastrar na "xepa", nome como ficou conhecida a fila de espera para a imunização com as "sobras" das UBS's (Unidades Básicas de Saúde).

Esta é a primeira vez que a Prefeitura abre cadastro para a xepa da segunda dose que dá a chance da população de antecipar o reforço na imunização.

Vai faltar vacina da Astrazeneca em SP?

Existe sim uma previsão de que possa faltar doses da Astrazeneca para quem vai tomar o reforço do imunizante. Segundo o próprio Ministério da Saúde, das 56,9 milhões de pessoas que precisam receber a segunda dose até setembro, a Fiocruz afirmou que conseguiria entregar somente 23,5 milhões de doses.

A explicação está na falta de matéria-prima importada. Então, pode ser que o Brasil enfrente um atraso de segunda dose para pelo menos 33,4 milhões de brasileiros que tomaram a Astrazeneca.

Quem pode tomar a segunda dose na xepa SP - adiantar 2 dose Astrazeneca

Quem tomou a primeira dose da Astrazeneca e ou da Pfizer há pelo menos 60 dias pode entrar na xepa para a segunda dose da vacina. Isso se você não estiver sido "alcançado" pelo calendário da imunização.

Para quem tomou Coronavac, o intervalo é menor, e já pode se cadastrar para a xepa a partir de 15 dias da primeira dose.

Como me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?

A xepa, quer dizer, a "sobra" das vacinas é uma forma de evitar desperdiçar doses remanescentes nas unidades de saúde.

Em São Paulo capital, as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) aplicam entre 1,8 mil e 2 mil doses diárias. Para que não haja desperdício de vacina, a Prefeitura Municipal de São Paulo determinou que a unidade precisa manter uma lista de espera com nome e telefone de residentes na capital paulista e que possam vir até o posto quando convocados.

Na prática, funciona assim: você faz o cadastro na UBS e aguarda ser chamado ao final do dia, quando está prestes a encerrar a vacinação.

A UBS convoca aquelas pessoas que trabalham ou moram mais próximos das unidades para tomar a xepa. Na ocasião, é preciso levar comprovante de residência.

Para se inscrever na xepa da vacina, basta ir até a UBS mais próxima de você durante horário de funcionamento da unidade e fazer o cadastro.

Por que adiantar 2 dose Astrazeneca?

A Prefeitura resolveu abrir a xepa para a segunda dose porque pretende imunizar toda a população adulta ainda no mês de agosto com a primeira dose.

A antecipação vem sendo aplicada em outros estados do País como estratégia para conter a contaminação pela variante delta.

Atualmente, o recomendável pelo Ministério da Saúde é adotar o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação da Pfizer e Astrazeneca e de 14 a 28 dias para a Coronavac.

No entanto, cada estado pode seguir um intervalo menor ou maior para a segunda dose.

Em quais postos consigo me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?

De segunda a sexta-feira, toda a rede de postos de São Paulo Capital está na ativa. Para se cadastrar para a xepa da segunda dose, basta procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 7h às 19h.

O cadastro é feito pessoalmente. Confira aqui a lista de endereços e localiza e unidade mais próxima de você.

O que é preciso para se vacinar em São Paulo

Na capital é obrigatória a apresentação do comprovante de residência físico ou digital, além de documento pessoal com foto.

Quem não tiver o comprovante em seu nome pode levar em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos.

Só é preciso mostrar um documento que comprove o parentesco ou estado civil. Pode ser desde RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação, os moradores da Capital podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes