Como a dengue é transmitida e quais são as formas de prevenção

Brasil tem registrado aumento de casos de dengue em 2022

Os casos de dengue voltaram a crescer no Brasil e de acordo com dados do Ministério da Saúde foram registrados 542 mil notificações entre janeiro e abril de 2022. Como a dengue é transmitida é pelo Aedes aegypti e algumas medidas no dia a dia  podem ser eficazes na prevenção.

Como a dengue é transmitida

A dengue é transmitida pelo Aedes Aegypti, mosquito que também espalha os vírus Zika e chikungunya. A transmissão direta da dengue de uma pessoa para outra não ocorre.

Em resumo, o vírus da dengue é disseminado através de um ciclo de transmissão humano-mosquito-humano. Apenas algumas espécies de mosquitos são vetores para o vírus da dengue. O que é um vetor? Um vetor é um veículo que carrega e transmite uma doença ao organismo hospedeiro. Os vetores incluem animais e microrganismos que transmitem diferentes doenças.

Então, quando um mosquito pica uma pessoa que tem o vírus da dengue no sangue, o mosquito se infecta com o vírus da dengue. Um mosquito infectado pode mais tarde transmitir esse vírus a pessoas saudáveis, picando-as.

Normalmente, quatro dias após ser picado por um mosquito Aedes aegypti infectado , uma pessoa desenvolve viremia, uma condição na qual há um alto nível do vírus da dengue no sangue. A viremia dura aproximadamente cinco dias, mas pode durar até doze dias. No primeiro dia de viremia, a pessoa geralmente não apresenta sintomas de dengue. Cinco dias após ser picado pelo mosquito infectado, a pessoa desenvolve sintomas de dengue, que podem durar uma semana ou mais.

O que é o Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito pequeno e escuro que pode ser identificado pelas faixas brancas nas pernas e um padrão de escamas branco-prateado em seu corpo que se parece com um antigo instrumento musical grego chamado lira. Onde esses mosquitos são encontrados? O Aedes aegypti habita em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. Embora alguns mosquitos possam viajar mais ao norte ou ao sul dessas latitudes, eles são incapazes de sobreviver a invernos frios.

Os casos de dengue aumentaram 113,7% nos quatro primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 542.038 casos prováveis da doença, entre o período do dia 2 de janeiro e de 23 de abril. Em função das altas temperaturas e períodos chuvosos, o número de criadouros tende a aumentar.

Diante desse cenário, o órgão tem alertado para o combate à transmissão do vírus no país. Uma das principais ações de combate ao Aedes aegypti é diminuir os focos de água parada, verificando o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus e demais itens que possam se tornar criadouros. Até mesmo em locais que seja necessário fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados, evitando que o mosquito deposite ovos nessas águas.

12 passos para evitar a dengue

Verifique se a caixa d’água está bem tampada.
Deixe as lixeiras bem tampadas.
Coloque areia nos pratos de plantas.
Recolha e acondicione o lixo do quintal.
Limpe as calhas.
Cubra piscinas.
Tampe os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpe a bandeja externa da geladeira.
Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cubra a cisterna.
Cubra todos os reservatórios de água.

Quais são os sintomas da dengue

Além de saber como a dengue é transmitida, é importante ter conhecimento de quais são os seus sintomas. São conhecidos quatro sorotipos do vírus: 1, 2, 3 e 4, em que todos podem causar as diferentes formas da doença. Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que ela passe despercebida, enquanto em outros, ocorrem complicações graves que podem levar até mesmo a óbito. Dessa forma, a doença pode se apresentar na forma clássica, com sinais de alarme ou grave.

Na forma clássica da dengue, o quadro clínico acaba variando. Entre os principais sintomas, estão a febre alta, entre 39ºC a 40ºC, que se inicia sem motivo e geralmente dura de 2 a 7 dias. Ela vem acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, formigamento, vermelhidão no corpo e coceira. Ainda podem estar presentes anorexia, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa, mas são menos frequentes.

Já no caso da dengue com sinais de alarme, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival e vaginal; e rompimento dos vasos superficiais da pele. E, na forma grave, o potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas, sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

O que fazer se for infectado

A recomendação inicial para aqueles que apresentarem sintomas da dengue é procurar o serviço de saúde mais próximo. Além disso, ficar em repouso e ingerir bastante líquido pode ajudar. Pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença precisam de assistência médica, e de forma alguma devem recorrer à automedicação, pois isso pode complicar o quadro. Na presença de sinais de alarme ou choque, é necessário se dirigir imediatamente para o atendimento em uma unidade hospitalar

Acesse também: Vacina Sarampo: veja quantas doses tomar na vida?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes