Vacina Sarampo: veja quantas doses tomar na vida?

Na segunda-feira, dia 2 de maio, o Ministério da Saúde iniciou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Essa fase deve durar até o dia 3 de junho, em que o público-alvo foi ampliado. Saiba quantas doses da vacina do Sarampo é preciso tomar na vida.

Quantas doses tomar da Vacina Sarampo

Uma dúvida que pode surgir em relação à vacina do Sarampo é quantas doses tomar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), dos 12 aos 15 meses de idade, é necessário que tenham sido tomadas duas doses da vacina, com intervalo mínimo de um mês entre elas. Já para os não-vacinados, até os 29 anos de idade, também é preciso já ter tomado duas doses, com intervalo de um mês entre elas. E, para aqueles entre 30 e 59 anos, é recomendada uma dose.

Em situações de surto epidemiológico, crianças entre 6 e 12 meses de idade devem receber uma outra dose, considerada adicional. A medida se deve ao fato dessa faixa etária apresentar maior taxa de incidência. Além disso, também pode ser considerada a aplicação de uma terceira dose em pessoas com esquema vacinal completo.

Quem já pode tomar a vacina do Sarampo

Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o foco são as crianças. Até o dia 3 de junho, os postos de saúde devem administrar a vacina do Sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com o Ministério da Saúde, não há necessidade de cumprir intervalo de aplicação das doses da Influenza e do Sarampo, em que as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia. A primeira etapa havia sido iniciada no dia 4 de abril, em que os trabalhadores da saúde que ainda não tinham tomado o imunizante da Tríplice Viral já poderiam atualizar a caderneta de vacinação.

Sintomas do Sarampo

Em relação aos sintomas do Sarampo, o primeiro sinal da doença é a febre alta, que costuma durar de 3 a 5 dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Após alguns dias, também surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores. Se depois do aparecimento das manchas a febre persistir por mais 3 dias é um sinal de alerta que pode indicar gravidade, especialmente nas crianças menores de 5 anos de idade.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação do Sarampo, nos últimos anos, casos da doença têm sido reportados em várias partes do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e com bolsões de não-vacinados. Entre essa classificação, está o Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de Sarampo, e, desde 2019, voltou a ser endêmico para esta doença, o que levou à perda do certificado de país livre do Sarampo.

Veja também: Eleições 2022: qual a multa por não votar e consequências

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes