Como fazer mamografia pelo SUS em 2023?

Exame pode ser feito gratuitamente

Para prevenir o câncer de mama que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atingiu aproximadamente 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo em 2020, saiba como fazer a mamografia pelo SUS em 2023.

Como fazer mamografia pelo SUS?

As mulheres que têm entre 50 e 69 anos estão dispensadas de apresentar o pedido médico para fazer a mamografia pelo SUS. Já aquelas com idade a partir dos 40 anos devem passar por uma consulta com um mastologista, ginecologista ou clínico geral para adquirir uma solicitação médica. Nos dois casos, o agendamento deve ser feito em uma unidade de saúde conveniada ao SUS.

Para isso, é preciso apresentar o pedido médico (se houver), documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS. O agendamento é necessário porque a mamografia não é feita no consultório, já que exige a utilização de equipamentos específicos.

Se a mamografia detectar um câncer, o tratamento também pode ser feito pela gratuitamente rede pública de saúde. Os usuários do SUS têm direito a iniciar os procedimentos em até 60 dias depois do laudo médico – incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia – e também devem ter acesso gratuito aos medicamentos, exames e internação (se houver necessidade). O resultado da mamografia feita no SUS leva, em média, 21 dias para sair.

Como fazer mamografia pelo SUS em São Paulo

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o call center da Secretaria, pelo número 0800-7790000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h.

Idade para fazer mamografia pelo SUS

Desde 2008, mulheres com mais de 50 anos podem fazer mamografia de graça pelo SUS. Até 2019, a realização do exame estava condicionada à indicação médica, ao histórico familiar ou à aparição de nódulos. Mas a “Lei da Mamografia” (11.664) passou a permitir que mulheres a partir dos 40 anos, independentemente dos fatores de risco, tenham acesso ao exame.

Mulheres de 40 a 44 anos devem ter a opção de iniciar o rastreamento anual do câncer de mama com mamografia (raios-x da mama) se quiserem fazê-lo. Mulheres de 45 a 54 anos devem fazer mamografia todos os anos. Mulheres com 55 anos ou mais devem mudar para mamografia a cada 2 anos, ou podem continuar a triagem anual.

Embora a mamografia seja uma das formas mais eficazes de diagnosticar o câncer de mama, o número de exames realizados em mulheres com idade entre 50 e 69 anos durante a pandemia na rede pública caiu consideravelmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), de 2019 para 2020, a queda foi de aproximadamente 42%.

Como funciona o exame?

Como fazer mamografia pelo sus 2022
O exame é feito com a ajuda do mamógrafo. Foto: pixabay

Com o objetivo de investigar nódulos e outras lesões nas mamas, a mamografia é feita com a ajuda de um aparelho chamado mamógrafo. É um exame de imagem, parecido com o raio X, que deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. No exame, a paciente coloca o seio no mamógrafo, que pressiona a mama e gera as imagens. Por causa da pressão, pode causar dor local, mas ela tende a desaparecer em alguns minutos.

A indicação dos especialistas é que a mamografia seja feita pelo menos cinco dias após o término do ciclo menstrual e que se evite o uso de cosméticos como desodorantes, por exemplo. Além disso, quem colocou prótese mamária deve aguardar pelo menos seis meses para realizar o exame e comunicar a condição ao profissional de saúde. Gestantes e lactantes, normalmente, não podem fazer mamografia, a não ser em casos de indicação médica.

Detecção precoce aumenta as chances de cura

A prevenção é, sem dúvidas, a melhor maneira de evitar que o câncer traga problemas sérios à saúde da mulher. Para isso, especialistas recomendam a adoção de hábitos saudáveis. No entanto, nem sempre é possível evitar o aparecimento de nódulos malignos nas mamas, especialmente nos casos em que há histórico familiar. Nesses casos, especialistas são unânimes em dizer que o diagnóstico logo no início aumenta consideravelmente as chances de cura.

O câncer de mama pode se manifestar antes do aparecimento de sintomas, por isso, fazer a mamografia anualmente pode ser determinante para a saúde. Isso porque, com a detecção precoce, é possível iniciar o tratamento o quanto antes, aumentando assim a probabilidade de que a doença seja totalmente extinta. Além disso, quando no início, o câncer pode ser combatido por meio de procedimentos menos invasivos do que a cirurgia de retirada das mamas (mastectomia), por exemplo.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes