Como ganhar silicone pelo SUS? Veja as regras e quem tem direito

O implante de silicone está em primeiro lugar na lista de cirurgias plásticas realizadas pelas mulheres brasileiras. A busca pelo procedimento no SUS pode causar muitas dúvidas. Entenda as restrições e quem pode ganhar a cirurgia de graça.

Nem todo mundo sabe, mas o Sistema Público de Saúde pode fornecer cirurgias plásticas. Entre a lista de procedimentos que se enquadram nesse quesito, o implante de silicone, ou também aumento de mama, está entre o principal deles, podendo ser realizado gratuitamente pelo SUS.

Em primeiro lugar no ranking de procedimentos cirúrgicos mais populares entre as mulheres brasileiras, segundo apontou a Pesquisa Global realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o implante de próteses mamárias registrou 1.841.098 cirurgias somente no ano de 2018 no Brasil, de acordo com o levantamento mais recente.

No entanto, para realizar o implante de silicone pelo SUS, é preciso preencher uma série de requisitos, definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e o Ministério da Saúde desde 2012.


Imagem mostra adereços cirurgicos
(foto: pexels/reprodução)

Como ganhar silicone pelo SUS?

Na medicina, existem duas definições para a cirurgia plástica, sendo elas: cirurgia estética ou reparadora. No caso do implante de silicone, o SUS, cobre apenas os casos de cirurgia reparadora. Para isso, quem procura o sistema público para realizar o procedimento deve se enquadrar em nos casos em que o SUS considera necessidade média. A pura vontade estética de “melhorar a aparência”, não é atendida. Confira abaixo quando a colocação de próteses mamárias de silicone, sem custo pelo SUS, são aceitas:


Câncer de mama

O SUS cobre o implante de silicone em casos de câncer de mama, em que a paciente precisou retirar a mama. A regra faz parte de um projeto de lei aprovado em 28 de abril de 2013, que garante assistência médica as mulheres que tiveram tumor nos seios. Portanto, a cirurgia mais comum custeada pelo SUS é a reconstrução mamária. As mulheres que precisam retirar o seio devido ao câncer, têm direito à prótese gratuita.

Em 2012, representantes do governo e de sociedades médicas definiram que todas as usuárias do SUS que possuíssem implante mamário de silicone das marcas PIP ou Rofil, e que apresentassem sinal ou confirmação de ruptura da (s) prótese (s), poderia procurar o sistema público de saúde para assistência, e também, troca do implante caso necessário.

Violência doméstica

Mulheres vítimas de violência doméstica também possuem seus direitos garantidos pelo Sistema de Saúde Pública. Em ocorrência de lesão nas próteses mamárias, elas podem procurar pelo atendimento do SUS e solicitar cirurgias reconstrutoras se necessário. Nesses casos, cada mulher é avaliada e passa por exames, que podem detectar a necessidade ou não da reparação. A parte psicológica também é levanta em conta.

Reparação


Apesar de quase sempre as cirurgias plásticas estarem ligadas a causas estéticas, elas também vão além da busca pelo padrão de beleza imposto pela sociedade. Algumas situações, elas podem transformar vidas de pessoas que sofrem com condições especiais, fazendo com o bem-estar físico e psíquico seja abalado. Nesses casos, as opções gratuitas também valem.  É o caso de quem tem deformidades de nascença, ou traumas físicos e psicológicos, alterações do desenvolvimento, passou por acidentes.

Além do implante de silicone, o SUS cobre outras cirurgias

Além do implante de silicone, o SUS cobre outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Estes também envolve estética, de certa forma. Mas como citado anteriormente, o/a paciente deve provar que a cirurgia se enquadra no caso de reparação e necessidade médica.  Confira abaixo outras cirurgias realizadas pelo SUS:

  • Gigantomastia (mamas que ultrapassam volumes convencionas e causam problemas de saúde)
  • Otoplastia (reparação nas orelas)
  • Fenda palatina (problema genético relacionados a deformação na região da boca e do nariz)
  • Abdominoplastia (retirada do excesso de pele e gordura localizada)

Para informações mais detalhadas ligue para o Disque Saúde pelo telefone 136 ou, em caso de violência doméstica, ligue para a Central de Atendimento à Mulher no 180.**

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

12 Comentários
  1. Avatar of pâmela
    Pâmela Diz

    Poderiam dar oportunidade aquelas mulheres que infelizmente não tem seios tbm…minha auto estima é muito baixa . Fotos são somente do rosto. Nem Bequine n fico muito tempo na praia .

    1. Avatar of andreza alves de
      Andreza Alves de Diz

      Tbm gostaria de saber se tenho direito tive filhos cedo meus seios são caídos um pouco

    2. Avatar of mikaellen
      Mikaellen Diz

      Pergunta pro médico, por que eu vi que uma moça colocou, e ela disse que tava com depressão e baixa estima e que eles dão quando é assim. Pergunta vai que tu consegue

      1. Avatar of jessiara freitas da silva
        Jessiara Freitas da Silva Diz

        Sempre sofri por causa disso 😢 por ter o nariz grande e ter peito pequenos sempre fui magra então nunca me senti feliz principalmente pelo fato das pessoas ficarem me zuando por ser uma taboa, me chamarem de Olivia palito, vara de virar tripa isso me deixa com a auto estima baixa mais ainda eu tenho vergonha do meu corpo até hoje e meu maio trauma foi quando eu me dediquei a uma pessoa que hoje é pai do meu filho e ele me fez me sentir pior ainda me traindo, a pior parte não foi a traição e sim o fato deu não ser o suficiente para ele como a mulher que ele me traiu pelo simples fato dela ter tudo que uma mulher sonha enter e isso me deixou pior ainda entrei em depressão e hoje vivo a base de antidepressivo pelo simples fato deu ser assim se eu podesse eu colocaria silicone na mama e mexia no meu nariz

  2. Avatar of deuza
    Deuza Diz

    No meu caso eu já não tenho peito , aí tive filho um ficou pouco maio que outro , morro de vergonha de ficar sem blusa quando vou pro clube

  3. Avatar of andreza alves de
    Andreza Alves de Diz

    N meu caso tive filhos cedo meus seios são um pouco caídos tenho vergonha porq gosto de ir a praia mas nem um biquíni fica bom

  4. Avatar of deide costa
    Deide Costa Diz

    O SUS sucateado e as meninas da auto estima baixa querendo que o contribuinte banque silicone…

    1. Avatar of sarah line
      Sarah Line Diz

      As meninas com a autoestima baixa, as vezes até depressivas por conta da aparência, não tem culpa do governo corrupto sucatear o SUS, assim como todo sistema público desse país! 😉

  5. Avatar of juliana da silva
    Juliana Da Silva Diz

    Eu tive filhos cedo e tenho minha autoestima baixa por conta dos meus seios pequenos de mais, nos que não temos recursos financeiros deveríamos obter tbm

  6. Avatar of fernanda
    Fernanda Diz

    Eu sempre fui magra e seios suuuper pequenos, isso contribuiu para inseguranças, principalmente na minha adolescência, mas o silicone ou qualquer outro procedimento estético apenas ameniza o problema emocional. Foquem em terapia, auto aceitação, porque a intervenção cirúrgica puramente não resolve o problema.

    A prótese é bacana, inclusive quero colocar, mas a nossa auto estima não pode depender somente do nosso sutiã. Não faz bem a nós.

    Escrevo isso com amor, porque foi libertador para mim aprender a me amar e aceitar.

  7. Avatar of maria de lourdes
    Maria de Lourdes Diz

    Eu já peguei um encaminhamento pelos sus pra fazer uma correção mamária em 2012 nunca chamou si depende do sus e espera até a morte chegar

  8. Avatar of jucilene
    JUCILENE Diz

    Gostaria muito de colocar como faço