Cúrcuma: a raiz que desintoxica seu corpo e fortifica suas defesas

A cúrcuma é uma especiaria rica em compostos capazes de combater inflamações e colaborar com o sistema imunológico. Nutricionista explica seus efeitos no corpo humano.

A cúrcuma é uma raiz da família do gengibre e assim como ele é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Suas propriedades estão associadas aos curcuminóides presentes em sua composição, especialmente a curcumina.

A raiz é utilizada há séculos como tempero e medicina na Índia. Porém, recentemente ganhou popularidade no mundo todo, quando seus efeitos começaram a ser comprovados por estudos.

O DCI conversou com a nutricionista Dominique Horta para entender melhor o que a cúrcuma pode fazer pela sua saúde. Além disso, a especialista dá dicas de qual a melhor forma de utilizar a especiaria.

 

Benefícios da cúrcuma

 

A cúrcuma deve seus efeitos à sua composição química. Dominique Horta explica que a curcumina é a responsável também pela cor laranja. 

"Como efeitos, a curcumina apresenta elevado poder antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, ajuda na recuperação de danos ao intestino, é anticoagulante e anti-hepatotóxica." diz a especialista.

Dominique explica que, ao reduzir a oxidação e inflamação, a curcumina protege contra os efeitos dos radicais livres. "Muitos estudos associam seu consumo à redução de formação de tumores, conferindo efeito anticâncer." conta.

Além disso, por combater a inflamação, a raiz pode ser uma aliada no tratamento de doenças crônicas. Por exemplo, quadros de obesidade, artrite, problemas digestivos e outros podem apresentar melhora com o consumo da cúrcuma.

De acordo com a profissional, a curcumina também atua combatendo parasitas, algumas bactérias e vírus. Dessa forma, a cúrcuma ajuda a manter o corpo protegido, reforçando a imunidade.  

 

Cúrcuma 2
Imagem: reprodução / pixabay

 

Qual a diferença entre cúrcuma, açafrão e açafrão-da-terra?

 

Talvez você já tenha ouvido falar da confusão muito comum entre cúrcuma, açafrão e açafrão-da-terra. Isso acontece porque cúrcuma e açafrão-da-terra são, na verdade, o mesmo ingrediente. Porém, o açafrão, sem o segundo nome, é um tempero totalmente diferente.

Enquanto a cúrcuma é um ingrediente abundante e acessível, o açafrão é o tempero mais caro do mundo. Chamado de ouro da cozinha, encontramos ele em uma delicada flor que cresce na Ásia. Assim, devido à sua raridade, 1 kg da especiaria pode custar mais de 70 mil reais.

A cúrcuma, por sua vez, é facilmente encontrada a preços bem mais baixos. Logo, você pode aproveitar seus benefícios pagando uma média de 20 a 30 reais a cada 100 gramas de tempero.

 

Cuidados ao comprar a cúrcuma

 

Ainda assim, é necessário ter alguns cuidados ao comprar a cúrcuma em pó. "Neste formato é muito importante conhecermos a origem. Escolha marcas confiáveis. Elas muitas vezes trabalham só com a cúrcuma ou poucas outras especiarias. Ou ainda possuem selo de orgânico (dessa forma já passam por fiscalização)", alerta Dominique Horta.

Segundo a nutricionista, algumas marcas misturam farinha ao pó da cúrcuma. Isso compromete seu sabor, bem como os efeitos na saúde. Preste atenção à cor do pó e desconfie se ele for amarelo e pálido: a cúrcuma tem tom laranja bem vivo.

 

Cúrcuma 3
Imagem: reprodução / pexels

 

Como ingerir cúrcuma

 

A forma mais simples de ingerir a cúrcuma é incluir o seu pó em receitas que já conhecemos. Porém, talvez você encontra a raiz natural ou seca na sua cidade. Nesse caso, você pode ralar o ingrediente para adicionar a comidas e bebidas.

De acordo com a nutricionista, essa é uma forma de consumo garante mais segurança de sua pureza. Dominique Horta ainda sugere utilizá-la em formato de chá, fervendo a raiz. Além disso, também podemos usar a cúrcuma como tintura ou extrato seco. No entanto, a especialista alerta que para uso nesses dois formatos é necessário prescrição por um profissional de saúde.

Dominique Horta ainda ensina a combinar o tempero à pimenta preta, que aumenta sua permanência no organismo. "Caso utilize a especiaria na comida, é importante acrescentar no final da preparação, pois a cúrcuma reduz muito com a temperatura." orienta a especialista.

 

Contraindicações da cúrcuma

 

A cúrcuma usada como especiaria para temperar comidas não têm contraindicação, em função da baixa quantidade de seus agentes. Porém, seu uso medicinal requer cuidado. Em quantidades maiores, a curcumina pode provocar alergias.

Além disso, alguns medicamentos e condições de saúde podem interagir com a raiz. Grávidas, lactantes e crianças menores de 6 anos também não devem consumir a especiaria.

Por fim, a nutricionista orienta que se busque sempre um profissional capaz de recomendar a composição e dosagem adequados. Dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios da cúrcuma sem correr riscos.

 

Fontes: Dominique Horta é nutricionista especializada em Nutrição Funcional e atua na área clínica há 10 anos. O acompanhamento nutricional baseia-se em avaliação completa e integral.Hoje é também instrutora de yoga e meditação, além de Coach de Saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes