Efeitos colaterais da Pfizer e o que fazer após tomar a vacina

Importante ressaltar que mesmo que você tenha tomado as duas doses da vacina, nenhum imunizante é 100% eficaz contra a doença. No caso específico da covid-19, as porcentagens mostradas nos estudos evitam a forma grave da doença, reduzindo assim casos de hospitalização e óbitos.

Então, mesmo que você tiver vacinado com as duas doses, é preciso continuar seguindo as recomendações das autoridades sanitárias. Siga usando máscara, mantenha o distanciamento social, higienize as mãos e use álcool.

Leia também: Segunda dose da CoronaVac: saiba como funciona 

- PUBLICIDADE -

pfizer eficaciaVacina
Comentar
  • Sissi

    Tomei a vacina da Pfizer ontem mais a data de retorno é 04/11 sendo q no artigo ta dizendo q o intervalo deve ser de 21 dias. E agora?

    • Aline

      Eu tomei hj,e retorno em novembro tbm.

      • Loanda

        Tem 1 mês que tomei a vacina da Pfizer, não sei se tem relação com a vacina, mas tenho sentido muita fraqueza mesmo estando parada. Tenho 32 anos e no dia que tomei senti gosto amargo, uma dor passageira nas costas, dor de cabeça e muita moleza.

        • Luciane

          Minha filha tomou a segunda dose dia 12/11 e está com muitas dores no corpo, fraqueza, tonteira, pontadas no pulmão, coriza e dor de garganta, mesmo com Novalgina não passa a dor. Alguém mais com esses sintomas?

          • Vanessa

            Eu também estou assim, com pontadas no pulmão, mais do lado direito e quando respiro fundo é pior

      • Angelica

        Minha filha de 15 anos tomou a segunda dose dia 26/10.
        Dor no braço, coriza muito persistente, dor de cabeça.
        Já vai fazer 4 dias.
        Se amanhã não amanhecer melhor, vou procurar o posto.

        • Jorge

          Tomei a vacina da pfizer ha mais de 2 meses. Tive diversas reacoes, calafrios, dor de cabeca, pressao arterial enlouqueceu, manchas na pele. Mais de 2 meses e ainda temho sintomas. Cominiquei anvisa e saude do municipio e nao tive retormo.

    • Valéria

      Na matéria tbm diz, que mudaram os dias de intervalo para 90 dias.

    • Geslane

      Olha a interpretação de texto mnh gente! É 21 dias mas o ministério recomenda que seja feito depois de 90 dias para que possa vacina mais pessoas na primeira dose.

    • Onésima

      Estou com febre, dor no corpo…dor nos nevos, musculos….

      • Emerson

        Boa noite eu tomei minha segunda dose da Pfizer dia 31/08,desde este dia sinto muitas dores de cabeça na testa e umas pontadas muito forte na fonte lado esquerdo refletindo no olho esquerdo,minha pressão baixou muito esses últimos dias na média de 8/5 e 9/5, normalmente era 12/8,fui a médicos q até o momento não me ajudaram com essa situação.preocupado!

        • Matheus L

          Tomei a segunda dose na sexta passada, ontem comecei a sentir todos esses sintomas também. Só minha pressão que não baixou.. Mas MUITA dor de cabeça e na lateral da cabeca da umas pontadas bem fortes. Muito ruim essa sensação, já fazem 2 dias e não melhora nem com remédio pra dor

          • Maida de Araújo

            Bom dia tomei a segunda dose terça 16 de novembro e sentir dor de cabeça na quarta a tarde sentir muita dor no pescoço que dura hoje 8 dias fui na emergência tomei injeção duas dose dipirona na veia e não melhorou

      • Evelyn Cristina

        Eu tbm meus ossos da perna tá doendo muito depois q tomei já vai fazer 2 mes q tomei

    • Poliana

      Olá eu tomei a terceira dose da vacina da Pfizer, hoje faz dois dias que estou com sensação de mal estar, náusea, vômito e dor no corpo.

    • Ivane Francisco de Paula dos Reis

      Tenho 72 anos tomei a terceira dose da Pfizer no dia 08/10 estou com febre, calafrio e muita tosse. Fui ao medico hj dia 12/10 ela disse que reação da vacina. Amanhã irei ao posto onde me vacinei para saber mais detalhes.

      • José Carlos

        28/03/21 coronavac e sem reações
        22/04/21 coronavac e sem reações
        26/10/21 Pfizer, dor e vermelhidão por 3 dias. Depois disto MUITA tosse seca, e as vezes dificuldades de respirar e persiste até hoje (29/11). Fiz uma série muito grande de exames e todos normais.
        Será que é efeito colateral da Pfizer???

    • Lari

      Não tive reações na 1ª dose, a não ser 3 dias de dor no braço. Na 2ª dose tome a vacina sábado e tive reações quinta-feira, 5 dias depois. Dor de cabeça, febre, moleza, dor muscular. Como é mais comum ter reações 1 ou 2 dias depois, não sei se depois de 5 dias ainda pode ser considerado sintomas da vacina. Será?

    • Amanda

      Como vc esta hoje Emerson, estou igual a você.

    • Marcio

      Meu nome. MARCIO .. Tomei a vacina dia 2 de Novembro as 10:00 horas já uma hora de pois medeu uma dormência na metade da cabeça e muita tontura e um zumbido nos ouvidos e não passou ainda hoje 14 de Novembro. P FAIZER

    • Luciana

      Boa tarde pessoal?
      Tomei a primeira dose em setembro da Pfizer e nao tive nenhuma reacao.
      Pois bem, sexta feira dia 12/11/21 eu tomei a segunda dose e tive diarreia, nauseas e dor foete no peito, minha pressao que é 10/7 subiu para 13/9 , a dor no peito é que mais incomoda. Fui ao medico e 3 medicos me deram um diagnostico.
      Ansiedade
      Dor muscular na coluna
      E o outro me deu AAS + 4 comprimidos para prevenir infarto.
      Alguem teve esses sintomas
      Me ajuda a esclarecer se é possivel todoa esses sintomas ?

    • Ricardo

      Tomei a segunda dose da Pfizer em 15/09 e fiquei mais de uma semana com dores muito fortes no braço, ao ponto de não dormir e ter q ir no Hospital 2 vezes. Já estamos em meados de Novembro e ainda sinto algumas dores no local da aplicação.

    • Aline

      Olá, tomei as 2 primeiras doses coronavac, não tive nenhuma reação. Dia 03/12/21 tomei a 3 dose pfizer, tive sintomas de calafrios, fraqueza, mal estar e muita dor no estômago fiquei assim até dia 10/12, a partir desse dia a dor no abdômen piorou fui no pronto socorro e meus exames não detectaram nada, hoje dia 15/12 ainda sinto dores abdominais e fazem 2 dias q estou com dor no peito. Amanhã procurarei o pronto socorro novamente, acredito q esses sintomas estão sim relacionados a essa vacina

  • Maju

    Tomei a vacina da Pfizer ontem e o intervalo entre as aplicações segundo a unidade de saúde é de 85 dias… e agora?

    • Camilla

      O intervalo é de 3 meses no Brasil. Mesmo que a indicação seja 21 dias o país todo tá fazendo a 2 dose com 3 meses. Pelo menos por enquanto.

    • Jessica

      Tomei a vacina da Pfizer dia 09/10 ontem dia 12/10 começaram a aparecer os sintomas, dor intensa em cima dos olhos febre tremor de frio e uma dor no corpo que parece que fui atropelada, alguém teve reação depois de ter tomado a vacina 3 dias atrás?

  • Vanessa Da Silva

    Eu tomei a vacina pfazer e estou tentando muita dor de cabeça ânsia, toda vez que me esforçar me dá uma dor muito forte nas fontes e vindo para os olhos, procurei médico mas disse que não tinha o que fazer! Mas alguém ficou assim? Preciso de ajuda não aguento mas ficar assim

    • Dalila

      Eu faz 3 semanas da vacina e sinto dor forte de cabeça, e no dia que eu tomei a vacina algumas horas depois me deu taquicardia. A gente não é mais a mesma depois dessas vacinas.

      • Anny Malagolini

        Realmente! A gente fica mais segura! Bora se vacinar, povo!

    • Jamily

      Alguém que tomou a vacina e teve alteração no ciclo menstrual?

      • Mia

        Sim

      • Tatiana Silva

        Eu tive minhas menstruação parece que não queria vir e duas semanas depois senti uma cólica forte demais como nunca havia tido parecida com dor de apendicite do lado direito, por fim a menstruação desceu .

  • Julia

    Eu tomei quatta passada, domingo que meus sintomas comecaram aparecer, muita dor no corpo e na face, ontem tive mta dor de cabeça, espero que isso passe logo

    • Tiane

      Meus pais tomaram a da pfizer, e estão tendo reações , meu pai fica com o braço inchado, muita moleza no corpo, parece que não tem mais força, e minha mãe só vive dando entrada na urgência com muitas dores de cabeça, náuseas e fraqueza, não são mais o mesmos depois que participaram desse experimento como falou o presidente da Anvisa, isso é um experimento genético horrível, muitas pessoas não voltaram a se sentirem como antes de tomar, fora as que estão morrendo e ninguém fala nada. Quem quiser tomar que tome, eu não entro nessa depois de vê não só meus pais, mais amigos que não citei aqui, estarem tendo reações que antes não tinham.

  • Edna

    Eu tomei a vacina dia 01/09/21 e começou os sintomas dia 4/09 uma enxaqueca muito forte e dor e fraqueza muscular.. com náusea. Mas alguém ficou assim? Até quando eu esses sintomas???

    • Evelyn Cristina

      Minhas perna doi parece q o osso vai sair pra fora eu n tinha isso

  • João

    Tomei a vacina dia 15/09, no dia posterior tive dor de cabeça, e dor no braço. Inclusive senti também minha cabeça dolorida.
    2 dias após a aplicação (ontem), passei muito mal! tive fraqueza, quentura na cabeça, e um mal estar terrível na região do abdômen superior (Náusea), mal estar esse que, se eu estiver em pé e não sentar ou deitar,o mal estar piora! tive também muita sonolência e diarreia. Tenho 15 anos! Se o ministério da saúde tivesse suspendido a vacinação antes de eu ter ido tomar, com certeza não tomaria. Esperaria outro posicionamento favorável e iria tomar. Hoje, 18/09, me sinto melhor.

    • João Kleber

      Já eu tenho 17 anos, tomei a vacina da Pfizer dia 21 cedinho, e no dia em si não senti nada adverso a não ser dor no braço, já dia 22 a tarde comecei já a me sentir um pouco mal, mas agora a noite começou mesmo de vez, sinto dor de cabeça, fraqueza, muita ânsia de vómito, parece que a comida quer voltar a todo momento, é um mal estar muito grande, espero se Deus quiser melhorar em breve…

  • Dayane

    Primeira dose que tomei foi coronav, só senti dor no braço suportável e sono. Segunda dose coronavac, senti a mesma coisa. Terceira dose Pfizer e 16horas após a aplicação tive muita tremedeira(calafrio) em excesso, febre baixa, dor de cabeça, dor atrás das pernas e na cabeca, e no restante do corpo também, enjôo e perda de apetite. No dia seguinte ( hoje) estou sem dor nas pernas, mas continuo com enjoo, dor de cabeça, e dor no pescoço, tipo torcicolo, e no bravo ainda dói, porém menos, espero estar melhor em breve, não sei se é por ser Pfizer, ou se é por ser uma dose de diferente da primeira, não faço ideia, mas nunca me senti tão mal com uma vacina, foram 5 comprimidos pra dor em menos de 48h, pois não aguentei ficar sem analgésico. Boa sorte pra quem for tomar, eu espero estar melhor amanhã

  • Edineia

    Fiz sexta feira a vacina da Pfizer, tive dormência nos lábios e uma sensação de desmaio uns 5 minutos depois…. No sábado um inchaço muito grande embaixo da axila no lado onde fiz a vacina,no dia seguinte no domingo ambas as mamas incharam muito,hoje quinta feira que está menos inchado, graças a Deus é uma sensação muito ruim…. Fora dor de cabeça,calafrios, insônia,seguido de muito suor e muita dor no braço….

    • Edineia

      Essa foi a segunda dose que tomei,na primeira as reações não foram tão severas….

    • Camile

      Boa noite, tomei a vacina da Pfizer ontem 06/12 primeira dose. No mesmo instante sentir dor de cabeça forte que persiste até hoje 07/12, estou monitorando os sintomas para ver se melhora. Se não passar amanhã 08/12 irei ao médico pois nunca senti uma dor de cabeça tão persistente.

  • Abel

    A mim está doendo o braço e estou com saudade insônia!

    • Maria Lúcia Moreira De Araújo

      Olá, tenho 75 anos e hj tomei a Pfizer , a 3a dose da vacina. Interessante que passando a língua nos lábios senti um amargo. Para confirmar , passei a língua no dorso das mãos e senti o mesmo gosto amargo , certamente pelos poros. Não vi ninguém relatar isso ainda. Tem 4 horas e não percebo outra reação, espero que fique apenas nisso.

  • Débora

    Olá, tenho 44 anos, fiz a pfizer. Na primeira dose tive somente dor no braço, mas na segunda dose que fiz na quarta passada (hoje é domingo), tive um pouco de dor de cabeça, estou com coriza, espirros, dor nos músculos desde quinta e reação alérgica principalmente braços e pernas, muitas bolinhas bem pequenas com coceira (com o Covid tive uma forte alergia, braços, pernas, barriga e couro cabeludo). Esperar passar agradecendo a Deus por serem ainda sintomas leves.

  • Eduardo

    Tomei a segunda dose da pfiser na última sexta-feira dia 05/11/2021. A noite já comecei a sentir os primeiros sintomas, dor de cabeça e fadiga. A princípio pensei que fosse a jornada de trabalho da semana, mas no dia seguinte foi pior. Fiquei o dia todo de cama, dor no corpo, muito tosse seca e espirros frequentes. No domingo estava melhor, pensei que tinha acabado. Mas segunda piorou mais apareceu a coriza e a insônia . Na terça-feira quando parecia não ter como piorar apareceu a febre e taquicardia.

  • Eliana

    Meu esposo se vacinou dia 9/11
    Dia 11/11 começou os sintomas, dor no corpo, calafrios, febre, tontura, dor nos musculos. Hoje dia 13/11 continua ainda um pouco mais fracos os sintomas. Espero que passe logo e nao piore. 🙌🏻

  • Maida de Araújo

    Tomei Pfizer na terça dia 16 novembro na quarta de manhã sentir dor de cabeça a tarde sentir muita dor no pescoço não conseguia né mexer cabeça e dor braço oposto do que tomei a vacina ontem fui na emergência tomei dipirona na veia e injeção e não melhorou hoje tá com 8 dias

  • Kelly

    Tomei a dose de reforço da Pfizer no dia 16/12/21. Ontem, tontura que não conseguia ficar em pé… Deitava, dava mais tontura e vômito, calafrios e transpirava… Hoje, 18/12, mais tonturas e enjoo, não posso comer nada que volta. Muita tontura persistente.