Mesmo após ser vacinado, enfermeiro testa positivo para covid-19

Especialistas dizem que caso não é raro e alertam que os cuidados contra a covid-19 devem continuar mesmo após a vacina.

Enfermeiro testa positivo para covid-19 mesmo após ser vacinado. Assim, este é um lembrete de que a lavagem das mãos, o distanciamento social e as máscaras ainda serão cruciais em 2021.

Matthew W, um enfermeiro de 45 anos de San Diego nos EUA, recebeu a vacina da Pfizer em 18 de dezembro. 

De acordo com sua entrevista à KGTV, o único efeito colateral que sentiu após a vacina foi uma leve dor no braço.

Seis dias depois, após trabalhar um turno na unidade covid-19, Matthew teve calafrios, dores musculares e fadiga. Dessa forma, ele fez um teste rápido no hospital que confirmou que ele era positivo para coronavírus.

 

Enfermeiro testa positivo para covid-19
Imagem: reprodução / pexels

Enfermeiro testa positivo para covid-19

De acordo com o Dr. Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas dos Centros de Saúde da Família de San Diego, este cenário não é inesperado.

Segundo o médico, os pacientes não desenvolvem proteção contra a covid-19 imediatamente após receberem a vacina.

“Nós sabemos, a partir dos testes clínicos da vacina, que vai demorar cerca de 10 a 14 dias para você começar a desenvolver a proteção no seu organismo”, disse Ramers.

Assim, mesmo após esses 14 dias, os pacientes ainda precisam de uma segunda dose da vacina para proteção total. “Acreditamos que a primeira dose lhe dá algo em torno de 50%, e você precisa da segunda dose para chegar a 95%”, acrescentou Ramers.

Além disso, há outra possibilidade, pois como o período de incubação do coronavírus pode ser de até 14 dias, também é possível que Matthew tenha sido infectado antes de receber a vacina em 18 de dezembro.

Ambos os cenários potenciais são um lembrete de que as vacinas não são uma panaceia. Em vez disso, dizem os especialistas, deter a pandemia levará tempo e a adesão contínua às práticas fundamentais de saúde pública, como distanciamento social, máscaras e lavagem das mãos.

"Você ouve os profissionais de saúde sendo muito otimistas sobre isso ser o começo do fim. Mas será um processo lento, de semanas a meses enquanto lançamos a vacina", disse Ramers.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes