Licopeno, o nutriente que previne o câncer e cuida do coração

Descubra todos os benefícios desse antioxidante superpoderoso que é capaz de proteger o organismo contra diversas doenças.

É provável que você coloque no seu prato quase todos os dias uma porção de licopeno. Afinal, tomate, mamão e melancia são fontes do nutriente. E costumam fazer parte da dieta da maioria das pessoas. A partir de agora, você confere por que ele é essencial para a saúde.

 

O que é licopeno?

melancia é fonte de licopeno
Imagem: reprodução / Unsplash

 

De acordo com diferentes pesquisas, o licopeno é o antioxidante natural mais poderoso que existe. Ou seja, ele é capaz de combater os radicais livres, verdadeiros inimigos da saúde. Isso porque envelhecem as células, levando a doenças crônicas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“O licopeno é um dos responsáveis pela cor vermelha de diversos alimentos. Mas o maior destaque é, sem dúvida, a ação antioxidante”, explica a nutricionista Clarissa Fujiwara. Ele ajuda, por exemplo, a proteger a saúde do coração, já que regula os níveis de colesterol. Assim, previne contra infartos e AVC.

Além disso, estudos mostram que o licopeno reduz o risco de alguns tipos de câncer. É o caso do câncer de mama e, principalmente, de próstata.

Outros benefícios são o reforço na imunidade e a melhora da sensibilidade à insulina. Isso é importante para evitar obesidade e diabetes. O nutriente ainda protege contra problemas oculares, entre eles a catarata.

 

Quais são as fontes do nutriente?

alimentos vermelhos
Imagem: reprodução / Unsplash

 

O nutricionista Danilo Lira, do Hospital Anchieta de Brasília, ressalta que é essencial manter uma alimentação equilibrada. Só assim você pode, de fato, aproveitar todas as vantagens do licopeno. “Não existe uma quantidade exata para o consumo, mas é importante, tendo em vista os benefícios”, afirma.

Por isso, o ideal é consumir licopeno diariamente. Então, aposte em alimentos vermelhos como tomate, melancia e goiaba. Mamão, caqui e pitanga são outras fontes incríveis da substância. A lista se completa com cenoura, abóbora, pimentas e pimentões vermelhos.

Vale lembrar que o corpo absorve melhor o nutriente depois de aquecido, caso do molho de tomate. “Também é indicado contar com a presença de gorduras. Por isso, use um fio de azeite nas preparações, principalmente em saladas”, diz Clarissa.

 

Suplementos

goiabas contêm licopeno
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Além da versão in natura, o licopeno é usado como suplemento. “Mas estudos mostram que o corpo absorve melhor o nutriente de fontes naturais. Ou seja, a dica é apostar em uma dieta rica em licopeno”, afirma Clarissa.

Por outro lado, é possível usar a suplementação se necessário. “Se não puder ingerir os alimentos, use o suplemento. Mas lembre-se que, para isso, você precisa passar por um médico ou nutricionista” conclui Danilo.

Fontes: Clarissa Fujiwara, nutricionista e mestre em Ciências pela USP. Danilo Lira, nutricionista do Hospital Anchieta de Brasília.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes