O que é herpes e como pega?

Vírus causa o aparecimento de bolhas nos lábios ou nos órgãos genitais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70% da população mundial já teve contato com o vírus que causa a herpes. No entanto, nem todo mundo desenvolve ou manifesta a doença, fato que pode ter ligação direta com a imunidade.

Estresse, gripes ou resfriados e outras situações que fazem com que o organismo fique debilitado podem ajudar no aparecimento das bolhas, normalmente na boca ou na região genital. Aparentemente, Eliezer, participante do BBB 22, tem o vírus e isso gerou comentários na casa. Mas o que é herpes e o que causa essa doença? Entenda.

O que é herpes?

O HSV é o vírus responsável por causar a herpes, que pode começar com alguns sintomas quase imperceptíveis, como leve formigamento ou coceira, e evoluir para bolhas visíveis e incômodas ao redor dos lábios ou nos órgãos genitais. Segundo o Ministério da Saúde, normalmente o vírus é contraído ainda durante a infância, mas apenas uma parte da população manifesta a doença.

Os fatores que podem desencadear o aparecimento da herpes estão ligados, principalmente, à imunidade. Isso porque é quando o organismo está enfraquecido que as bolhas costumam surgir. Estresse, gripes e resfriados, exposição exagerada ao sol e outras situações capazes de abalar a imunidade são alguns dos responsáveis pela “reativação” do HSV.

Existem dois tipos de vírus, o HSV-1 e o HSV-2, que causam o aparecimento das bolhas na boca e nos genitais, respectivamente. Os sintomas são parecidos, mas acometem regiões diferentes. O mais comum é o tipo 1, que atinge 90% da população brasileira segundo dados da Associação Brasileira de Dermatologia.

 

Como pega herpes?

O HSV é um vírus com alta taxa de transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio do contato com a pele ou mucosa infectada pelo HSV, como o beijo e o sexo, por exemplo. No entanto, também pode acontecer devido ao compartilhamento de objetos pessoais. Copos e toalhas podem ser vetores do vírus da herpes.

O vírus infecta facilmente as áreas úmidas do corpo, como lábios, olhos, garganta e órgãos genitais. A herpes genital pode ser transmitida, ainda, para o bebê no parto, caso a mãe esteja infectada com o HSV.

Como é feito o diagnóstico de herpes? Diagnosticar a presença do HSV no organismo costuma ser um processo fácil. Com a recorrência do aparecimento das bolhas e a identificação dos fatores que fazem com que elas surjam, o médico é capaz de afirmar se é um caso de herpes, independentemente do tipo. Para comprovar o diagnóstico, o profissional pode solicitar exames de sangue ou da área afetada.

Herpes não tem cura

Uma vez infectada, a pessoa sempre terá o vírus no organismo, mesmo que ele não volte a se manifestar ao longo da vida. Para controle, a OMS recomenda cuidados constantes com a saúde, como manter uma alimentação balanceada, sono regular e praticar atividades físicas. Além disso, no caso do HSV-2, o uso de preservativos sexuais é essencial, já que a herpes pode facilitar a transmissão de outras doenças sexualmente transmissíveis.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo recomenda, ainda, atenção aos hábitos de higiene: lavar bem as mãos, evitar contato direto das bolhas e feridas com outras pessoas e não furar as bolhas. O tratamento costuma ser feito com medicamentos antivirais. Aciclovir, fanciclovir e valaciclovir são os mais eficazes e devem ser usados, se possível, antes do aparecimento das bolhas. A suplementação com um aminoácido chamado lisina também pode ser indicada pelo dermatologista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes