Peixinho da horta: uma PANC gostosa e nutritiva para incluir no cardápio

O peixinho da horta é uma Planta Alimentícia Não Convencional rica em nutrientes e sabor. Conheça essa iguaria e saiba o que ela faz por sua saúde.

O peixinho da horta, também conhecido como orelha de coelho e lambari-da-horta, é uma hortaliça muito nutritiva e versátil. De fácil preparo, pode ser incluída em lasanhas, risotos e massas ou simplesmente frita.

Além disso, seus valores nutricionais são mais um motivo para abrir espaço para ela no cardápio: a planta é rica em fibras e minerais, especialmente potássio, cálcio e ferro.

 

Por que o nome peixinho da horta?

 

O peixinho da horta tem uma folhagem bem diferente: de aspecto aveludado, as folhas tem formato que lembra um peixe. Além disso, a quantidade expressiva de óleos vegetais em sua composição química lhe deixam com um sabor que lembra lambari frito.

Assim, não demorou muito para que alguém tivesse a ideia de empanar e fritar a hortaliça. Sua textura é ideal para a aderência da massa e o resultado final se parece bastante com peixe frito.

Apesar de ficar deliciosa de diversas formas, essa última receita foi a que catapultou a popularidade do peixinho da horta. Veganos e vegetarianos se encantaram com o petisco e logo o prato estava no cardápio de diversos restaurantes voltados a esse público.

 

Benefícios do peixinho da horta

 

Os efeitos positivos do consumo de peixinho da horta se relacionam às fibras, minerais e antioxidantes presentes em sua composição. Graças à essa combinação, a hortaliça é capaz de colaborar com a digestão e a imunidade.

De acordo com estudo publicado no African Journal of Biotechnology em 2006, seu extrato apresenta atividade antioxidante. Assim, ao evitar ou atrasar a oxidação das células saudáveis, o peixinho da horta combatem inflamações e o desenvolvimento de doenças crônicas.

Além dessa publicação, um estudo publicado pela revista Elsevier foi ainda mais longe. Os pesquisadores demonstraram que as folhas e flores da planta têm propriedades que combatem o tumor cerebral em ratos e o carcinoma no útero humano.

Ao mesmo tempo, sua alta quantidade de fibra alimentar facilita os processos digestivos, regulando o intestino. A fibra corresponde a 13% do teor de matéria seca do peixinho da horta. Dessa forma, recomenda-se beber bastante água ao consumir a hortaliça.

Para além da ciência, a planta é tradicionalmente utilizada como remédio para doenças respiratórias. O chá de peixinho da horta é ótimo para tosse e irritação na garganta.

 

Onde encontrar peixinho da horta

 

O peixinho da horta faz parte do grupo das PANC - Plantas Alimentícia Não Convencionais. Isso quer dizer que essa hortaliça não está dentro do sistema alimentar convencional. Ou seja, ela não é cultivada e comercializada pelas grandes redes de produção e distribuição de alimentos.

Assim, você dificilmente encontrará essa hortaliça nos corredores dos supermercados, com raras exceções. Porém, é cada vez mais comum encontrá-la em feiras, especialmente aquelas especializadas em produtos orgânicos. Também é possível comprá-la direto do produtor, entrando em contato com agricultores da sua região.

 

Peixinho da horta 3
Imagem: reprodução / pinterest

 

Como cuidar da planta peixinho da horta

 

Considerado uma planta ornamental, o peixinho da horta é de origem turca. Logo, a planta se adapta muito bem em climas amenos e sem calor excessivo. Aliás, é uma muda que vale a pena incluir na sua horta vertical.

 

Luz solar

 

O peixinho da horta gosta de temperaturas mornas, que não ultrapassem 35 °C. Assim, a incidência de luz na planta deve ser escolhida de acordo com o clima do local.

Se onde você mora faz frio, deixe-a em um local da casa bastante iluminado. Caso seja muito quente, prefira locais de meia-sombra.

 

Solo

 

O solo ideal para o crescimento do peixinho da horta é leve, poroso e rico em matéria orgânica. Assim, utilize composto orgânico ou hormônio vegetal misturado à terra escolhida.

Se for plantar sementes, deixe-as em cima da terra para que germinem, enterrando-as depois. As sementes de peixinho da horta precisam de luz solar para germinar.

 

Rega

 

A rega deve ser feita constantemente, toda vez que o solo estiver seco. No entanto, o excesso d'água pode apodrecer as raízes. Assim, orienta-se o plantio em um vaso com sistema de drenagem ou forrado com uma camada de pedras.

 

Peixinho da horta 2
Imagem: reprodução / pinterest

 

Cuidados ao consumir

 

Em função de sua textura aveludada, o peixinho da horta pode reter um pouco mais de terra e sujeira em sua superfície. Assim, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) alerta para a necessidade de lavar e higienizar essa hortaliça com muito cuidado.

De acordo com a Embrapa, você pode armazenar as folhas de peixinho da horta por até oito dias. Para isso, seque-as bem e guarde-as em embalagens plásticas e a uma temperatura de 5ºC.

Dessa forma, você pode curtir o sabor e os nutrientes desse incrível alimento ao longo da semana, sem riscos para sua saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes