Pele com acne: aprenda os principais cuidados durante o verão 

Confira dicas de especialistas para controlar a acne durante os meses mais quentes do ano, que deixam a pele mais oleosa e sensível a inflamações.

Para muita gente, verão é sinônimo de calor, férias, descanso e diversão. Mas, para quem tem pele com acne, a estação pode trazer diversos incômodos. Isso porque o aumento na produção de sebo e a obstrução dos poros é que dão origem às bactérias na região. Por consequência, pode ocorrer a inflamação que forma a acne. 

Isso fica ainda mais fácil de acontecer no verão, quando a pele sofre com a sudorese e a oleosidade. E a razão está em diferentes fatores. Em primeiro lugar, ainda que o sol e o calor deixem um bronzeado lindo, eles podem ser perigosos. Afinal, nos dias quentes, o rosto fica mais seco. Como resultado, o corpo eleva o óleo para tentar hidratar a pele, entupindo os poros e, assim, causando as lesões. Além disso, a estação é perfeita para passar muito tempo na piscina e no mar. No entanto, cloro e água salgada também ressecam e prejudicam a pele com acne

Qualquer tipo de pele pode apresentar erupções, apesar de serem mais frequentes na pele que já é oleosa. Então, se você quer manter sua pele lisinha, o cuidado deve ser diário. Para ajudar nessa tarefa, confira as dicas das dermatologistas Gina Matzenbacher e Fernanda Bortolozo.

Pele com acne
Imagem: reprodução / pinterest

O papel da alimentação na pele com acne

Alimentos calóricos e gordurosos atuam na produção de sebo. Itens com alto índice glicêmico, como chocolate e farinha branca, também pioram a pele com acne. Por isso, dê preferência a uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, principalmente com zinco e betacaroteno. Procure receitas de verão que incluam folhas em tom verde-escuro, como espinafre e couve, cenoura, abóbora e frutos do mar sem fritura.

 

Limpeza é essencial

As dermatologistas ressaltam que é essencial remover as impurezas e o filtro solar no fim do dia. Use demaquilante e sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. No caso da pele com acne, escolha produtos que reduzem a produção de sebo.

Além disso, em caso de rosto oleoso, pode lavar de duas a três vezes por dia. Para uma pele normal, duas vezes já são suficientes. Se precisar lavar mais, use apenas água. Mas cuidado com o excesso, que também pode provocar o surgimento da acne.

 

Filtro solar para a pele com acne

Protetor solar
Imagem: reprodução / pinterest

 

O uso frequente de filtro solar pode ser prejudicial à pele com acne. Mas isso não quer dizer que você deve evitar esse cuidado. Até porque, o produto é o maior aliado da pele contra os danos do sol. Então, a dica é escolher um protetor sem óleo na fórmula. Ademais, procure por textura gel, sérum ou com toque seco, que são as melhores opções.

Cuidado com a piscina e a água do mar

O cloro da piscina pode deixar a pele mais sensível e causar inflamações que pioram a acne. Já a água salgada não é tão agressiva. Mesmo assim, é importante, depois de um dia na piscina ou no mar, tomar um banho no chuveiro. Por fim, hidrate bem a pele. 

 

Evite se expor demais ao sol

Se você estiver com uma espinha no rosto, evite tomar sol, principalmente entre 10 e 16 horas. Isso pode deixar uma mancha escura na área inflamada.

 

Maquiagem no verão

Os produtos de maquiagem podem conter ingredientes que obstruem os poros, o que pode levar à acne. Por isso, escolha itens voltados para pele oleosa, como os minerais. Ademais, cheque o prazo de validade, pois maquiagem vencida causa irritação cutânea.

Como tratar a pele com acne

Você não precisa fugir de tratamentos estéticos, como peeling, durante o verão. Entretanto, vale conferir com o dermatologista quais são as melhores opções para o seu caso. O médico pode, por exemplo, diminuir o uso de ácidos, receitar um hidratante ou até mesmo uma limpeza de pele.

Fontes: Gina Matzenbacher e Fernanda Bortolozo, dermatologistas da clínica Leger.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes