Receitas de verão para curtir os dias mais quentes do ano

A nova estação está quase chegando, então é hora de conferir sugestões de pratos leves, saudáveis, refrescantes e, claro, deliciosos. 

Falta menos de um mês para o início oficial da estação mais quente do ano. E com o aumento da temperatura, chega também a necessidade de caprichar na hidratação. Além disso, é essencial cuidar da alimentação para manter o corpo funcionando - e deixar pele e cabelos bonitos. Então, que tal uma ajudinha para preparar receitas de verão bem saborosas, leves e que, de quebra, ajudam a refrescar o calor?

 

Receitas de verão 

 

Caponata simples de berinjela 

Receitas de verão caponata de berinjela
Imagem: reprodução / vegana prática

 

Uma receita de verão prática, fácil e que costuma agradar até quem torce o nariz para a berinjela. Aliás, você pode preparar como entrada para a ceia de Natal ou usar como molho para massas, recheio de sanduíche e acompanhamento para carnes.

Ingredientes

4 berinjelas

1 abobrinha

2 tomates

1 cebola

4 dentes de alho

2 pimentões (vermelho e amarelo)

½ xícara de azeitonas

Azeite

Alecrim

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Em primeiro lugar, corte todos os legumes em cubos pequenos. Em uma vasilha, junte o alho e ajuste o sal. Depois, disponha todos em uma assadeira, mas cuidado para não ficarem amontoados. Regue com azeite e acrescente o alecrim. Leve para o forno pré-aquecido a 260ºC por cerca de uma hora e meia. Mexa sempre o tabuleiro para assar de maneira uniforme.

 

Salada de quinoa

A quinoa é um alimento rico em diversos nutrientes como fibras e minerais. Além disso, é uma ótima fonte de proteína vegana. Aproveite essa deliciosa e saudável receita de verão.

Ingredientes

1 xícara de quinoa branca

½ xícara de brócolis em flores

1 beterraba ralada

½ xícara de salsinha (ou coentro) picada

1 xícara de rúcula

½ cebola picada

Suco de 1 limão

Azeite e sal a gosto

 

Modo de Preparo

Comece cozinhando a quinoa em 2 de xícaras de água. Nessa mesma água, coloque a beterraba ralada e uma pitada de sal. Deixe em fogo médio por 18 minutos. Enquanto isso, cozinhe o brócolis em água fervente por um minuto. Em seguida, coloque em uma tigela com água fria e gelo. Assim que tudo estiver cozido, coloque em uma vasilha, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem.

 

Tabule - receita com a cara do verão

Receitas de verão - tabule
Imagem: reprodução / chez maman

 

Enfim, mais uma saladinha perfeita para os dias de calor. O legal dessa receita é que tem origem libanesa e foca, principalmente, na mistura e riqueza de sabores.

Ingredientes

½ xícara de chá de trigo para kibe

1 tomate em cubos

½ xícara de chá de água

4 colheres de sopa de azeite

½ xícara de chá de hortelã picado

Suco de 1 limão

Salsinha (ou coentro) e cebolinha picadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque o trigo para kibe em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 15 minutos. Depois que estiver hidratado, passe o trigo para um pano e filtre toda a água. Ele deve ficar seco e solto. Reserve.

Logo após, em outro recipiente, misture o suco de limão com o azeite, o sal e a pimenta. Em seguida, adicione os outros ingredientes e misture tudo com o trigo para kibe.

 

Salada coleslaw

Apesar de ter esse nome complicado, essa receita de verão nada mais é do que uma saladinha de repolho. Tem origem holandesa, mas já ganhou muitas versões por aí. Principalmente o molho que a acompanha. Sirva bem geladinha e bom apetite!

Ingredientes

250g de repolho verde em fatias finas

2 cenouras raladas

250g de repolho roxo em fatias finas

1 colher de sopa de: mostarda Dijon, vinagre de maçã, suco de limão e açúcar

½ xícara de maionese

Sal e pimenta-do-reino a gosto

¼ de xícara de creme azedo

 

Modo de preparo

Em um recipiente, adicione o vinagre, a mostarda, o açúcar, o suco de limão, o sal, a pimenta, a maionese e o creme azedo. Misture até obter um molho cremoso e homogêneo. Acrescente então os repolhos e as cenouras e misture bem. Em seguida, leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir.

 

Smoothie de mamão e chia

Smoothie de mamão e chia
Imagem: reprodução / a casa encantada

 

Quer uma receita de bebida para ajudar a espantar o calor? Pois invista nessa vitamina com sementes de chia superpoderosa e cheia de nutrientes.

Ingredientes

2 xícaras de chá de mamão

1 xícara de chá de iogurte

3 colheres de sopa de chia

2 colheres de sopa de mel

1 pitada de canela

 

Modo de preparo

Tudo o que você precisa fazer é bater todos os ingredientes no liquidificador. Então, sirva bem geladinho.

 

Receita de sorvete de banana e morango

Já que estamos falando de receitas de verão, não poderia faltar uma sobremesa delicada, docinha e refrescante. E o melhor é que você pode se jogar nesse sorvete, porque, além de tudo, é saudável!

Ingredientes

2 bananas maduras (dê preferência à nanica, que é mais doce)

1 xícara de chá de morangos

 

Modo de preparo

A receita começa cortando as bananas em rodelas e os morangos em cubos. Logo após, leve-os para congelar por cerca de 2 horas. Para preparar o sorvete é simples, pois basta descongelar as frutas por apenas 5 minutos. Então, bata no liquidificador ou processador até virar um creme. Sirva a seguir.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes