Vacina bivalente da Pfizer tem efeitos colaterais? O que sabemos

Estado de SP já liberou a vacinação

O Estado de São Paulo já atingiu a marca de 129,1 milhões de doses vacinadas contra a Covid-19, de acordo com o vacinômetro divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Com o início da vacinação com a dose Pfizer Bivalente, no último dia 27 de fevereiro, em todos os 645 municípios, estima-se que as doses aumentem.

O imunizante bivalente oferece proteção ainda maior contra novas variantes da Covid-19 por ser uma versão atualizada das vacinas já existentes contra a doença. Além disso, oferece maior proteção contra as novas variantes da Ômicron.

Além dos idosos acima de 70 anos, podem se vacinar pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições. Também podem receber o imunizante pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Outras classificações de pessoas vão receber a vacina de acordo com a chegada de novas doses.

Quais os efeitos colaterais da Vacina bivalente da Pfizer?

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi elaborada para oferecer maior proteção contra a Covid-19 e suas variantes. A vacina faz com que o sistema imune (as defesas naturais do organismo) produza anticorpos e células de defesa que atuam contra o vírus da doença, que já matou mais de 699 mil pessoas no Brasil.

Como todo medicamento, pode haver reações adversas após a aplicação. Entre as reações mais comuns descritas na bula do medicamento estão: dor de cabeça, diarréia, dor nas articulações, dor muscular, dor no local da injeção, cansaço, calafrio, febre e inchaço no local da injeção.

Ainda de acordo com a bula, cerca de 1% a 10% dos pacientes que tomam a vacina podem apresentar náuseas, vômitos e vermelhidão na região da vacina. A reação mais rara, que ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes, é a paralisia facial.

Em caso de qualquer uma dessas reações, a orientação é procurar orientação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes