Vacina da gripe reações: o que é comum após a dose?

Os sintomas costumam ser leves e durar poucos dias sem necessidade de tratamento

Quando o assunto é vacina, uma dúvida que costuma surgir é em relação às possíveis reações que ela pode causar. Embora sejam leves, as reações causadas pela vacina da gripe, por exemplo, podem surgir pouco tempo depois da imunização. Mas a boa notícia é que os sintomas duram poucos dias e não é necessário nenhum tipo de tratamento para se livrar deles.

A vacina da gripe causa reações?

A vacina da gripe protege contra diferentes tipos de influenza e, embora não cubra o vírus que está causando surto em diversas regiões do país, o H3N2, pode evitar a evolução de qualquer influenza para sintomas mais graves. A imunização é feita no braço e ajuda o corpo a desenvolver anticorpos contra a doença, evitando hospitalizações e mortes.

Relatos sobre reações causadas pela vacina da gripe são bastante comuns, mas eles costumam ser leves e passar dentro de poucos dias. O que acontece é que, segundo especialistas, qualquer vacina pode causar efeitos colaterais, já que são medicamentos imunobiológicos (são desenvolvidas a partir de substâncias biológicas). Quando esse medicamento entra em contato com o organismo, a resposta pode ser uma reação inflamatória, que causa as reações.

Confira quais são as principais reações causadas pela vacina da gripe:

Sintomas comuns

  • Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Transpiração excessiva;
  • Náuseas;
  • Febre abaixo de 38ºC.

Essas reações podem começar a surgir algumas horas depois da aplicação, mas não necessitam de tratamentos complicados. Repouso e hidratação costumam ser suficientes para que os sintomas desapareçam dentro de dois ou três dias. No caso da dor de cabeça e da febre baixa, pode-se tomar um analgésico como Dipirona ou Paracetamol, de acordo com a indicação médica.

Sintomas raros

  • Febre alta (acima de 39ºC;
  • Coceira e lesões na pele;
  • Reações alérgicas, que podem causar taquicardia, falta de ar, inchaço na boca e na garganta, tontura e até parada cardíaca;
  • Fraqueza e paralisia. Pessoas que já tiveram a Síndrome de Guillain-Barré devem informar o médico para que seja feita uma avaliação sobre os riscos de tomar a vacina;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos, que podem causar mal-estar, cansaço, febre, alterações no apetite e perda de peso;
  • Ínguas no pescoço, axila ou virilha, causadas por alterações no sistema linfático.
  • Caso a vacina da gripe cause alguma dessas reações mais graves, é preciso procurar atendimento médico o quanto antes.
Vacina gripe reações
Terceira dose da vacina da covil-19 já está sendo aplicada - foto: pixabay

Quem pode tomar a vacina?

Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada pelo Ministério da Saúde para pessoas de todas as idades. Antes, a vacina era disponibilizada apenas para os considerados grupos de risco. Sendo assim, de maneira geral, qualquer pessoa em boas condições de saúde pode (e deve) se vacinar contra a influenza.

Grávidas, idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças menores de seis anos, idosos e puérperas estão no grupo de risco e, por isso, devem procurar uma unidade de saúde do SUS para a aplicação.

Quem não deve tomar a vacina contra a gripe?

Apenas pessoas com alergia ao látex ou ao ovo e aquelas que já tiveram reações graves em doses anteriores não devem tomar a vacina. No entanto, caso haja alguma dúvida, a recomendação é conversar com um profissional de saúde.

As vacinas contra a gripe são seguras?

As vacinas contra a gripe têm um bom histórico de segurança. Centenas de milhões de americanos receberam vacinas contra a gripe com segurança nos últimos 50 anos, e tem havido extensa pesquisa apoiando a segurança das vacinas.

A vacina contra a gripe é a primeira e melhor maneira de reduzir suas chances de pegar a gripe e transmiti-la a outras pessoas. O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais recebam uma vacina contra a gripe todos os anos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes