Vacina vencida da Astrazeneca: veja se você tomou

Veja se você recebeu o imunizante fora do prazo de validade.

Pelo menos 26 mil brasileiros tomaram vacina vencida da Astrazeneca, é o que mostra dados do Ministério da Saúde, revelados jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, dia 2 de julho. Veja se você recebeu o imunizante fora do prazo de validade.

Lote da vacina da Astrazeneca fora da validade

Segundo apurou a reportagem da Folha, a vacina vencida da Astrazeneca foi distribuída em 1.532 municípios brasileiros. A cidade mais é Maringá (PR) foi a mais prejudicada: 3.536 pessoas receberam o imunizante vencido.

As vacinas  fora do prazo de validade são da primeira dose, e também foram enviadas para  Belém (PA), com 2.673 aplicações, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852 e Salvador (BA), com 824.

Veja o lote da Astrazeneca e data de vencimento correspondente.

Lote: 4120Z001 - vencida em 29 de março
Lote: 4120Z004 - vencida em 13 de abril
Lote: 4120Z005 - vencida em 14 de abril
Lote: CTMAV501 - vencida em 30 de abril
Lote: CTMAV505 - vencida em 31 de maio
Lote: CTMAV506 - vencida em 31 de maio
Lote: CTMAV520 - vencida em 31 de maio
Lote: 4120Z025 - vencida em 4 de junho

Faz mal tomar vacina vencida?

É importante estar atento ao prazo de validade das vacinas. Certos ingredientes podem parar de funcionar após o vencimento, o que pode tornar a vacina menos eficaz.

Por isso, a recomendação para quem recebeu a vacina vencida é procurar o posto de saúde e apresentar a carteira de vacinação.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19 indica a dose vencida não deverá ser considerada válida, sendo recomendada a revacinação destes indivíduos com um intervalo de 28 dias da dose administrada.

Em geral, os prazos de validade de vacinas e medicamentos são extremamente importantes. Após essa data, alguns dos ingredientes podem ser inúteis, potencialmente deixando as pessoas vulneráveis ​​à doença contra a qual deveriam estar protegidas, ou os próprios ingredientes podem se tornar prejudiciais

Leia também - Quais as reações da vacina Astrazeneca?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes